Carreira Geral

Carreiras do futuro: seu emprego está salvo?

Não é de hoje que o homem teme perder o seu posto no mercado de trabalho para as máquinas. Isto o assombra desde os primórdios e foi visto em maior escala pela primeira vez na revolução industrial, quando as máquinas tomaram postos de trabalhos que antes eram de artesãos e profissionais qualificados e muito técnicos.

O fato é que hoje as máquinas chegaram a um nível assustadoramente humano. Hoje, através da inteligência artificial, os robôs podem efetuar um trabalho intelectual facilmente. Mas, não é de hoje que as máquinas efetuam trabalhos lógicos melhores que os próprios humanos. Em 1997, por exemplo, um supercomputador chamado Deep Blue foi capaz de derrotar o maior enxadrista de todos os tempos, fato esse que muitos pensavam ser impossível na época mas que na atualidade, em virtude do avanço tecnológico, são considerados completamente comuns.

Então você deve estar se perguntando: Quais serão as carreiras mais afetadas e quais sobreviverão? Pois bem, vamos falar delas.

Carreiras que estão ameaçadas pelos robôs.

Uma pesquisa de Carl Frey, doutor em economia da Universidade de Oxford, e Michael Osborne, professor de ciência de engenharia de Oxford, avaliou tarefas cotidianas de mais de 700 ocupações, a fim de identificar o que a máquina pode fazer melhor que o homem. Eles chegaram em um índice, que vai de 0 (nenhum risco de substituição) até 100 (total risco de substituição). E adivinhe? As profissões que correm mais risco estão nas áreas de logística, de escritório e produção, ou seja, atividades intelectuais que são repetitivas.

Um trabalhador que está dentro da zona de alto risco de substituição não será necessariamente substituído imediatamente, mas o seu horizonte profissional será reduzido e os salários já não tem perspectiva de aumento, pressionados pela possibilidade de substituição por robôs ou ainda por colegas de trabalho desempregados que aceitariam o emprego por um salário menor.

É um cenário realmente assustador para quem não está na constante busca por conhecimento e está acomodado em sua função. Agora, quais serão as profissões do futuro?

Carreiras do Futuro.

As máquinas chegaram ao um nível extremamente admirável, e em uma  velocidade realmente impressionante, mas as máquinas ainda não são capazes de superar algumas habilidades inatas do ser humano, como: percepção e manipulação, inteligência social e criatividade. Ou seja, profissões que exploram estas qualidades estão na zona de menor risco de substituição nos próximos anos.

Percepção e manipulação podem ser entendidas como versatilidade e habilidades físicas. As máquinas são rápidas e executam suas tarefas com precisão e força, mas não se adaptam a ambientes sujeitos a mudanças. Então, os profissionais como cirurgiões e dentistas podem imaginar uma longa vida para profissão.

A inteligência social nada mais é do que a habilidade diplomática, política, sensibilidade e a capacidade de formar laços de confiança e empatia. Ninguém é mais capaz de ter calor humano do que o próprio humano, não é mesmo? Então, profissões como terapeutas e psicólogos ainda tem mais um tempo de vida, estão muito pouco ameaçados pelos robôs no momento.

A última habilidade que a máquina está longe de substituir é a criatividade, e vamos pensar, faz todo o sentido, já que a criatividade é ilógica e os robôs são pura lógica. A criatividade não tem caminho, é uma abstração. A criatividade não faz sentido, ela cria sentido! Por isso, todas as profissões ligadas à inovação e disrupção estão salvas.

Mas lembre-se, estar dentro das profissões com pouco risco de substituição não é motivo para você adentrar à zona de conforto, não estudar e evoluir. Como dissemos ao longo do texto, a tecnologia evolui a passos largos e em pouco tempo este panorama pode ser completamente diferente.  

Leia aqui no nosso blog alguns artigos que podem ajudar na sua carreira.



Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Arbache Innovations

São Paulo, SP:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
CEP: 05415-030
Maringá, PR:
Rua Vitor Meirelles, 45 - Zona 5 - Ed. Ilhas Gregas
Sala 207 - CEP: 87015-080
Telefone para contato
+55 11 4130-9707
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2018