Carreira Geral

Carreiras do futuro: seu emprego está salvo?

Quais serão as profissões mais afetadas pelo avanço tecnológico? Quais serão as carreiras do futuro? Confira!

Não é de hoje que o homem teme perder o seu posto no mercado de trabalho para as máquinas. Isto o assombra desde os primórdios e foi visto em maior escala pela primeira vez na revolução industrial, quando as máquinas tomaram postos de trabalhos que antes eram de artesãos e profissionais qualificados e muito técnicos.

O fato é que hoje as máquinas chegaram a um nível assustadoramente humano. Hoje, através da inteligência artificial, os robôs podem efetuar um trabalho intelectual facilmente. Mas, não é de hoje que as máquinas efetuam trabalhos lógicos melhores que os próprios humanos. Em 1997, por exemplo, um supercomputador chamado Deep Blue foi capaz de derrotar o maior enxadrista de todos os tempos, fato esse que muitos pensavam ser impossível na época, mas que na atualidade, em virtude do avanço tecnológico, são considerados completamente comuns.

Então você deve estar se perguntando: Quais serão as carreiras mais afetadas e quais sobreviverão? Pois bem, vamos falar delas.

Carreiras que estão ameaçadas pelos robôs

Uma pesquisa de Carl Frey, doutor em economia da Universidade de Oxford, e Michael Osborne, professor de ciência de engenharia de Oxford, avaliou tarefas cotidianas de mais de 700 ocupações, a fim de identificar o que a máquina pode fazer melhor que o homem. Eles chegaram em um índice, que vai de 0 (nenhum risco de substituição) até 100 (total risco de substituição). E adivinhe? As profissões que correm mais risco estão nas áreas de logística, de escritório e produção, ou seja, atividades intelectuais que são repetitivas.

Um trabalhador que está dentro da zona de alto risco de substituição não será necessariamente substituído imediatamente, mas o seu horizonte profissional será reduzido e os salários já não tem perspectiva de aumento, pressionados pela possibilidade de substituição por robôs ou ainda por colegas de trabalho desempregados que aceitariam o emprego por um salário menor.

É um cenário realmente assustador para quem não está na constante busca por conhecimento e está acomodado em sua função. Agora, quais serão as profissões do futuro?

Carreiras do Futuro

As máquinas chegaram ao um nível extremamente admirável, e em uma  velocidade realmente impressionante, mas as máquinas ainda não são capazes de superar algumas habilidades inatas do ser humano, como: percepção e manipulação, inteligência social e criatividade. Ou seja, profissões que exploram estas qualidades estão na zona de menor risco de substituição nos próximos anos.

Percepção e manipulação podem ser entendidas como versatilidade e habilidades físicas. As máquinas são rápidas e executam suas tarefas com precisão e força, mas não se adaptam a ambientes sujeitos a mudanças. Então, os profissionais como cirurgiões e dentistas podem imaginar uma longa vida para profissão.

A inteligência social nada mais é do que a habilidade diplomática, política, sensibilidade e a capacidade de formar laços de confiança e empatia. Ninguém é mais capaz de ter calor humano do que o próprio humano, não é mesmo? Então, profissões como terapeutas e psicólogos ainda tem mais um tempo de vida, estão muito pouco ameaçados pelos robôs no momento.

A última habilidade que a máquina está longe de substituir é a criatividade, e vamos pensar, faz todo o sentido, já que a criatividade é ilógica e os robôs são pura lógica. A criatividade não tem caminho, é uma abstração. A criatividade não faz sentido, ela cria sentido! Por isso, todas as profissões ligadas à inovação e disrupção estão salvas.

Mas lembre-se: estar dentro das carreiras do futuro, as com pouco risco de substituição, não é motivo para você adentrar à zona de conforto, não estudar e evoluir. Como dissemos ao longo do texto, a tecnologia evolui a passos largos e em pouco tempo este panorama pode ser completamente diferente.  

Leia aqui no blog da Arbache alguns artigos que podem ajudar na sua carreira. Sugerimos o artigo “Profissional do futuro: quais serão suas principais características e habilidades?”

Avatar

Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.