Sustentabilidade

Capítulo 5: Responsabilidade Social Empresarial E Sua Relação Com Recursos Humanos

responsabilidade

Livro: Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras

Orga. Ana Paula Arbache

Editora: Editorama

São Paulo – Ano 2010

Capítulo 5 : Responsabilidade Social Empresarial E Sua Relação Com Recursos Humanos

Autores: Célia Aparecida de Almeida, Fernanda Titz de Rezende, Liliana Archila Bautista, Suzana Erlichman

Por conta do processo de diagramação, o capítulo pode não conter algumas figuras e tabela (disponíveis somente em versão impressa).

RESUMO

A responsabilidade social é um conceito muito amplo e que está relacionada diretamente às relações humanas desde tempos antigos; e somente no século XX foi considerada no âmbito empresarial. O enfoque tradicional das empresas se preocupava normalmente em gerar empregos e outras atividades relacionadas à sua função, mas nos últimos anos está procurando integrar além da parte econômica, a parte sócio-ambiental. A partir das relações laborais, a responsabilidade fiscal, a participação no desenvolvimento da comunidade, a conservação ambiental e a luta contra a pobreza, compensa de alguma forma os efeitos que seu funcionamento gera no meio que a rodeia. O equilíbrio entre a operação de uma empresa, a comunidade e o meio ambiente é um imperativo voltado ao futuro e a um critério de competitividade empresarial. É de grande importância que dentro da filosofia das empresas se incorporem os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social. O objetivo desta síntese é apresentar a RSE como ferramenta de gerenciamento, mostrando sua relação direta com a moral, a legislação e a administração relacionada à área de Recursos Humanos, utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa exploratória e bibliográfica que utiliza como fontes principais os estudos, livros e publicações relacionadas ao tema em alguns países da América Latina. Definições e conceitos associados à abrangência da responsabilidade social no contexto da estratégia, gestão, recursos, talento humano e clima organizacional serão base para concluir a análise da relação dos recursos humanos e sustentabilidade baseada no referencial de um caso prático existente. Leia Mais:

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.