Sustentabilidade

BNDES Inclui Critério Intangível Em Análise De Risco

intangível

Reportagem da Folha de São Paulo em 25 de setembro de 2012.

A análise de risco das 98 maiores empresas listadas na carteira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já incluem critérios intangíveis, como capital intelectual, capital socioambiental e investimentos em reputação da marca.

Livro discute outra forma de avaliar valorização de bens

É o primeiro banco do mundo a avaliar esses critérios de maneira objetiva.

A intenção, segundo Helena Tenório, chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento do BNDES, é que o projeto da nova Metodologia de Avaliação de Empresas (MAE), que considera os critérios intangíveis, cresça e se estenda a toda a carteira da instituição.

Neste momento, diz ela, o desafio é estender a avaliação para todas as empresas nas quais o banco detém participação acionária, via fundos ou direta.

“Antes nós tínhamos que lidar somente com o diretor financeiro da empresa. Hoje conversamos com o diretor de planejamento e estratégia, de RH, de sustentabilidade e de várias outras
áreas”, conta.

A executiva credita à concorrência internacional a corrida por investimentos nos intangíveis dentro das corporações, sobretudo nas que possuem capital aberto.

Qual a maior dificuldade hoje para os empresários?

“Depois de tantos avanços nas questões de governança corporativa, acredito que o problema maior seja o de enxergar o capital socioambiental como algo que realmente adicione valor à empresa, não apenas como um tipo de passivo”, responde.