Coaching

Aumentar o nível de resultado positivo a qualquer custo. Você concorda?

Aumentar o nível de resultado positivo a qualquer custo. Você concorda?

Hoje, pela manhã, me deparei com o artigo de Lucy Kellaway divulgado pelo Jornal Valor Econômico¹ intitulado Códigos de conduta geralmente vão contra o bom senso .( 2017).  A busca incessante de resultado positivo a qualquer custo fez com que o protagonista do relato ultrapassasse os limites previstos no Código de Ética da Empresa.

Esta abordagem nos remete imediatamente a própria situação que vivemos e vivenciamos nos dias de hoje. Notícias e manchetes invadem nossas casas por TV,  jornais, revistas, seria a banalização do não ético?

O artigo relata a angústia do profissional por  omitir seus atos contrários as orientações do Código de Conduta e Ética de sua Empresa, Esta angústia ficou tão latente no texto que me obrigou a me transportar para a cena descrita, vivenciando e sofrendo da mesma forma par sentir o resultado.

Até que ponto, você, profissional , para ser valorizado e continuar empregado, precisaria ir contra aos princípios e valores da empresa? E os seus valores e princípios, aonde ficam? E você, aonde fica?

Repense , é realmente necessário ultrapassar estes limites? .

Crenças limitantes podem e devem ser quebradas. Não se acorrente, não sabote a si mesmo.

Antes de ter um Código de Conduta e Ética Empresarial, devemos estabelecer o nosso próprio Código de Conduta e Ética Pessoal, descrevendo nossos princípios e valores, nossa visão para os diversos aspectos da vida: plenitude e felicidade, espiritualidade, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, realização e propósito, contribuição na sociedade, família, relacionamento, vida social, hobbies e diversão.

Como seria a análise de seu próprio Código de Conduta e Ética perante a cultura existente em sua empresa?

E como seria o confronto do seu Código de Conduta e Ética perante você mesmo?

Como são as ações, as práticas no dia-a-dia  da empresa em relação aos clientes, fornecedores, funcionários e a própria sociedade? E as sua ações? O crachá te blinda a ponto de sufocar os seus próprios valores? Seria ele um elemento de permissão para transgredir?

E o fato de o Código ter uma leitura cansativa, extensa e monótona é justificativa para não segui-lo? Mesmo que os conceitos ali descritos não sejam nenhum despropósito?

Esta análise te deixa confortável, ou não?

Não devemos transferir totalmente para a empresa, a responsabilidade de parametrizar os conceitos éticos e tão pouco deixar de analisar o Código de Conduta e Ética da Empresa, não somente para conhecer as regras de conduta ali definidas, mas, principalmente para saber se as regras ali expostas, coincidem com o que temos de valores e princípios.

Já paramos para pensar de que a permanência em uma empresa na qual não compartilhamos com os valores e as ações praticadas, pode ser um golpe mortal, cruel a nós mesmos?

Até que ponto conviver não significa compartilhar dos mesmos princípios?

Já pensamos se nosso Código de Conduta e Ética é um “documento de vitrine?”

Quando acordarmos para isso talvez, muito tempo tenha sido desperdiçado.

Se estiver na dúvida, não hesite, hoje existem técnicas e processos comprovados, que podem fazer com que você tome a direção de sua vida pessoal e profissional. Para tanto, você deve estabelecer seu objetivo, suas metas, seus valores! Afaste-se das crenças que só te limitam, que te impedem de seguir no rumo desejado para um bom resultado. Avalie o nível de satisfação atual da sua vida!

Minimize as perdas, identifique seus valores o seu comprometimento consigo mesmo. Aumente o nível de resultados positivos na sua vida, existem ferramentas de coaching que poderão, junto com o Coach, identificar a melhor rota para atingir seu objetivo.

Pare, pense e reflita!

Caso queira saber um pouco mais a respeito do tema visite: https://arbache.com/mentoring

Fonte : 1- Jornal Valor Econômico, publicação 03/042017 – Coluna Carreira – Lucy Kellaway

 

Luiz Manoel Chiara

Luiz Manoel Chiara é consultor, Auditor da Qualidade, Coach e Mentor possui 35 anos de experiência nas áreas de Qualidade , Comercial , Marketing, Gestão Empresarial, Governança em Empresas Familiares, Sucessões empresarias. Mestrando em Direção Estratégica de Empresas Familiares pela Universidad Europea – Espanha. Perito Judicial. Foco nas áreas de Desenvolvimento Humano, Planejamento de Carreiras ,Planejamento Estratégico e Negociação Empresarial. Atuação nos segmentos: Naval, Petróleo, Engenharia Biomédica, Hospitalar e Indústria automobilística.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017