Cotidiano Gestão de Pessoas

Atenção Ao Momento Presente, e Um Excelente Fim de Semana!

Relembrei fortemente deste meu texto abaixo escrito em 2013, ao entrar ontem no elevador com minha vizinha, que estava com seu cãozinho no chão e ao me despedir dela no elevador, pedi que segurasse o cachorro, pois ele poderia sair no meu andar que não é o dela, e ela me disse – fique tranquila, ele não irá sequer na porta, pois ele sabe que não é nosso andar! E não foi mesmo!! E eu, quantas vezes desatenta, já não saí no andar errado…. #prapensar

Sobre uma – de tantas – sabedorias da Jú…
Tem poucas semanas, conheci uma pessoa interessantíssima.
Vou chamá-la aqui só de Jú porque é assim que a chamo. Ela tem uma experiência de vida bastante densa e cheia de histórias riquíssimas, mas a visão que ela tem da vida supera qualquer olhar mais atento de qualquer um de nós: ela perdeu a visão aos 5 anos nos dois olhos e à partir daí construiu uma vida completamente diferente daquela que conhecia até então… mas não é exatamente dela que quero abordar com este texto, mas sim, de como a vida mesmo transformada, não a impediu de enxergar suas escolhas.

Em uma das nossas conversas, ela me explicou que não é só a visão que vê, e que temos (todos nós, sem exceção) os outros sentidos que nos complementam em tudo, mas que fomos habituados a usar “só” a visão para percebermos a maioria das coisas.

O mundo em si é muito visual, e isso torna os outros sentidos mais preguiçosos e quase sem função, eu ousaria escrever. É preferível olhar a panela com arroz que ouvir o borbulhar da água. É mais fácil procurar por placas de “banheiro” que usar o olfato e o senso. O paladar então, são raríssimas as pessoas que se valem dele de forma ampla e extravagante. A vida parece que passa tão correndo em tantos aspectos, que “dar uma vista de olhos” parece bastar pra muita gente!

No dia seguinte desta conversa, tive que comparecer a uma escola bem grande, e ao tentar pedir informação daonde teria um banheiro mais próximo, me dei conta que todos estavam em sala de aula, e não tinha ninguém para me direcionar o sentido, ocasião em que me coloquei a lembrar da minha conversa com a Jú e fiz o experimento: fechei os olhos a ponto de me concentrar em mim e me coloquei a caminhar de olhos cerrados. É certo que tinha noção daonde estava e que inexistiam rampas ou escadarias, por isso “tomei coragem” e fui, sentindo brisa, cheiros, barulhos e por fim, depois de alguns bons passos, (através do odor daquela mistura de cheiros de material de limpeza, como também pelo ruído daquela peça hidráulica desregulada que mantem a porta fechada depois que passamos), achei o banheiro de olhos fechados, quase orgulhosa de mim por um feito tão banal.

Confesso aqui que me deu vontade de abrir meus olhos várias vezes mas insisti, pois a Jú disse que qualquer um conseguiria, e ela está certa. Somos tão ricos e com tantas capacidades múltiplas, que dá até vergonha não utilizá-las minimamente…

Fomos juntas também até a 25 de março, e ao passarmos na porta do metrô, ela me disse – aqui está a estação São Bento, e não pude deixar de exclamar: Oiiii??? Ela me pegou pelo cotovelo e voltamos para antes da entrada, e ela disse: perceba… Eu fechei os olhos e retomei a caminhada: o ar ao chegar perto da porta do metrô é mais denso, os barulhos são absurdamente peculiares ao local, além do leve tremor do piso com o trem chegando…

Pense nisso! E obrigada Jú, suas histórias acendem em mim um clarão de alegria e satisfação, acredite!

Um lindo fim de semana,

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.” Clarice Lispector

Avatar

Ana Luiza Alves Lima

Nascida em Santos, São Paulo, Brasil. Advogada e Consultora na Gestão de Pessoas em São Paulo – SP, Brasil. Formação: Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Santos (UniSantos-SP); Pós-graduado em Gestão de Seguros (Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP); Consultora do Serviço Nacional do Comércio (SENAC para cursos livres e de pós graduação) e Administração de Recursos Humanos, pelo SENAC/SP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo e da Associação dos Advogados de São Paulo.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.