Empreendedorismo e Inovação Mercado

Artigo 2: Soberania – A Chave Para o Brasil Tornar-se Uma Potência Econômica

Neutralidade geopolítica e soberania nacional garantida pelas forças armadas – caminhos para o Brasil como potência econômica

Uma nova consideração: Taiwan ou Taiuã (em caracteres chineses 台灣; em português, Ilha Formosa) é uma ilha no leste do continente asiático administrada pela República da China, porém, em 1988, Taiwan acelerou a abertura de seu regime, sob o comando de Lee Teng-hui, independente da autorização do partido comunista chinês. Taiwan apressou sua democratização com eleições presidenciais, cujo vencedor foi Kuomintang, em 1992. A China, apreensiva com tais ocorrências, sugeriu a unificação sob a fórmula “um país, dois sistemas” (comunismo e capitalismo) – a mesma adotada em Hong Kong – porém recusada pelo governo de Formosa.

Em março de 1996, às vésperas da primeira eleição presidencial direta no país, a China realizou manobras militares no estreito de Formosa. Os Estados Unidos deslocaram dois porta-aviões para a região para proteger o país. A economia formosina cresceu rapidamente atraindo novos investimentos internacionais e a atenção do governo chinês. Mesmo não reconhecendo oficialmente o regime taiwanês, os Estados Unidos passaram a suprir Taiwan de poderio militar, buscando protegê-la de uma possível invasão chinesa. Em 1992, com base nessa política, os Estados Unidos forneceram a Taiwan 150 caças F-16. Atualmente, existem mais de 200 F-16 em serviço na força aérea do país. No ano seguinte, Taiwan compra da França 60 caças Mirage 2000 e seis fragatas. O assunto volta à tona em agosto de 2001, quando Washington autoriza a venda a Taiwan de um pacote de armamentos sofisticados que incluía quatro destróieres, aeronaves Orion (para detecção de submarinos) e oito submarinos a diesel. A indústria taiwanesa AIDC desenvolveu ainda o caça o Ching Kuo, a partir de1982, com forte apoio da norte-americana General Dynamics, desenvolvedora do F16 Fighting Falcon, com o objetivo de substituir os caças Northrop F-5E que estavam na ativa. O Ching Kuo entrou em serviço em 2000 entregando 130 aparelhos para a força aérea de Taiwan.

Percebe-se que ao aumentar seu poderio militar, Taiwan possivelmente passou a inibir possíveis tentativas de invasão chinesa. Portanto, hipoteticamente ao buscar sua soberania, através de crescimento econômico e militar, mesmo não sendo uma nação reconhecida pela ONU, Taiwan vem conseguindo ganhar força no cenário geopolítico.

Porém, mesmo com o rearmamento de suas forças armadas, Taiwan ainda é extremamente frágil diante da potência militar chinesa. Para buscar inibir possíveis invasões chinesas, Taiwan passou a depender do apoio militar dos Estados Unidos e da França, seus fornecedores de armamento bélico. Qual o preço pago por essa nação ao depender das forças armadas norte- americana e francesa para defendê-la e supri-la de equipamentos bélicos? É muito complexo mensurar o custo geopolítico a ser pago por este apoio, pois qualquer direcionamento assumido pelo governo taiwanês que desagrade tais nações defensoras representará uma ameaça direta à sua soberania, pois as sanções – sejam elas econômicas, políticas ou militares impostas pelos Estados Unidos e nações alinhadas a ele, a Taiwan – representariam uma oportunidade de retomada do controle desta ilha pela China.

Países como Kuwait e Taiwan ao tornarem-se dependentes militarmente de uma potência militar, visando garantir sua soberania, passa a tê-la, porém restrita às regras de sua defensora.

O poder militar não tem como premissa única a realização de guerras. Ser poderoso militarmente é garantir a soberania plena de um povo, de uma nação. Ser forte permite a um país garantir seus interesses junto à comunidade econômica mundial e no cenário geopolítico.

No próximo artigo, será avaliado o Brasil como potência econômica e militar

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.