Empreendedorismo e Inovação Gestão de Pessoas

A gestão estratégica e sistêmica de sustentabilidade ética, social, ambiental e financeira

Conheça o framework que estrutura as ações de gestão das práticas ESG para promover maior sustentabilidade nas organizações.

Mais do que nunca, nós devemos conversar sobre a ética e a educação para a sustentabilidade (EDS). Este texto tem base nos meus estudos de doutorado com foco na ética de Enrique Dussel (2007) e de pós-dourado, com foco em EDS. 

A partir de documentos globais sobre o tema (2016, a, b), podemos conceber uma estrutura completa, estratégica e sistêmica a respeito da sustentabilidade empresarial. Com isso, é possível compreender o alcance da sustentabilidade empresarial em suas dimensões ética, social, ambiental e financeira.

Hoje, essa estrutura ganha a atualização das Agenda 2030 da ONU, das premissas ESG e da Agenda Reset Work do Banco Mundial. Dessa forma, essas agendas aceleram e pivotam as ações de governança empresarial, para as empresas poderem competir e lucrar por meio de diretrizes planetárias.

Isso não é tarefa fácil, e há muito o que ser feito. No decorrer da minha pesquisa de pós-doutorado, realizada na PUC/SP, entrevistei líderes que atuam em grandes empresas. A maior parte deles informou que, no âmbito da sustentabilidade, o foco é atender as demandas legais de sustentabilidade ambiental e financeira.

Por outro lado, no trato da sustentabilidade social, observei que isso nem esteve presente. Muitos deles alegaram que, apesar de acharem o tema importante, as empresas não tinham ações na área. Do total, poucos foram os que trouxeram evidências de uma ação comprometida com o tema. A pesquisa foi realizada em 2016 e serviu de base para artigos que seguem nas referências.

Comparações entre o Brasil e o ambiente externo: avanços de longa data

Em 2011, estive na Suécia e pude ver como, já naquela época, as empresas já atuavam com essa espécie de framework. Elas já utilizavam racional e eficientemente os recursos naturais, trazendo inovação e sustentabilidade para seus portfólios de produtos e serviços.

Não por acaso, são os europeus que estão na liderança da Agenda 2030. Esses países estão fortalecendo normas e diretrizes para que a economia de baixo carbono possa tracionar e tornar uma realidade.

Como isso se dará em nosso país? Pelo amor ou pela dor, vai ser a escolha das empresas. Este é o dilema do momento, e quem ainda não agiu precisará tomar decisões para implementar o framework de modo legítimo. 

E aqui vale um destaque importante: os consumidores e investidores globais estão atentos às ações das empresas. Eles estão mais que preparados para “tirar a tinta verde” do logo e separar aqueles que fazem por convicção daqueles que agem por conveniência. O mercado está maduro e não aceita práticas de  greenwashing  para parecer sustentável e garantir os investimentos ESG.

Análise do framework: dimensões e práticas a serem adotadas

Por fim e com base em diversos estudos e no que apresentei acima, deixo aqui o framework atualizado, na versão de setembro de 2021. Ele serve de referência para a criação legítima de políticas e práticas que alinhem o binômio desenvolvimento sustentável com crescimento econômico.

Dessa forma, é possível atender as pautas atuais de ESG. Use com responsabilidade – ambiental, social, ética e financeira!

Textos relacionados: 

ARBACHE, Ana. A pivotagem do mercado de capitais. <https://arbache.com/blog/esg-a-pivotagem-do-mercado-de-capitais/>. Acesso em 2021.

ARBACHE, Ana & MUNCINELLI. ESG, Agenda 2030  e as Normas ISO: o futuro da economia.<https://arbache.com/blog/esg-agenda-2030-e-as-normas-iso-o-futuro-da-economia/>. Acesso em 2021. 

ARBACHE, Ana (a). Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS): O caminho percorrido a partir dos currículos de formação de lideranças (MBAs), para a prática da governança das empresas 2016, 30 f. Artigo final (Pós- Doutorado em Educação). Departamento de Educação Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

ARBACHE, Ana (b). Educação para o Desenvolvimento Sustentável: orientação para o possível do postulado ecológico político crítico da Vida Perpétua. 2016, 16 f. Artigo final (Pós- Doutorado em Educação). Departamento de Educação Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

ARBACHE, Ana. Suécia e Alemanha: desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e formação profissional. In: ARBACHE, Ana (Org.) . Sustentabilidade empresarial no Brasil: cenários e projeto. São José do Rio Preto. São Paulo: Raízes, 2012, p. 21-40. 

Fonte: ARBACHE, Ana. A Gestão estratégia e sistêmica da sustentabilidade ética, social, ambiental e financeira: um framework para premissas ESG. In: Blog Arbache Innovations, 2021.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.