Coaching Liderança

A Diversidade e a Criatividade

reuniao de trabalho

A melhoria da renda e da escolarização no país vem permitindo que pessoas de diversas classes sociais ascendam em suas carreiras, alcançando postos de trabalhos antes direcionados a um grupo específico da sociedade. Esta nova realidade, está mudando o mercado de trabalho profundamente.

Esta ascensão, está criando um círculo virtuoso de melhoria contínua de renda e também de escolarização das novas gerações, permitindo mais acesso às universidades, abrindo, portanto, novas fronteiras, o que pode ter como consequência a redução do imenso abismo que separa os mais ricos dos mais pobres no Brasil.
A diversidade poder gerar benefícios econômicos para os indivíduos e para as empresas, pois a visão multicultural proporciona a capacidade de olhares em diversos ângulos, possibilitando enxergar, com mais clareza, problemas e soluções.
A busca pelo entendimento da diversidade vai se acentuar ainda mais, considerando os fluxos imigratórios da África e Oriente Médio em busca de novas oportunidades na Europa. Esta nova realidade, aumentará ainda mais a necessidade de entendimento do que é a diversidade e de como agregá-la positivamente ao dia a dia das empresas e países.

O que a diversidade pode trazer de vantagens para uma empresa ou país?

Buscando a motivação que poderia levar à queda das barreiras do preconceito, percebe-se que muitas vantagens são obtidas ao aceitar a diversidade. Algumas delas são:

1 – Redução dos custos com turnover e absenteísmo – pessoas discriminadas passam a perceber como oportunidade estar em empresa que aceitam as diferenças;
2 – Atração de funcionários talentosos para a empresa – pessoas talentosas, discriminadas não mostram suas habilidades. O reconhecimento traz mais engajamento, aumentando seu potencial criativo;
3 – Sensibilização para as novas culturas que formam o mercado – Considerando que o mercado mais globalizado com a inserção de novas culturas, ideias, necessidades e expectativas, a diversidade permite criar equipes multiculturais, permitindo um olhar mais amplo e assertivo;
4 – Aumento da criatividade e inovação na empresa – O olhar mais amplo e multicultural, torna a empresa mais propensa a “achar” o novo, que pode ser um novo produto, uma nova forma de se comunicar, uma nova forma de se relacionar, uma nova forma de administrar, ou qualquer inovação que agregue valor à empresa;
5 – Aumento da capacidade de resolução de problemas – A diversidade amplia a capacidade de visão da própria empresa, observando suas fraquezas e seus pontos fortes com maior clareza, “enxergando” soluções mais criativas e efetivas para os problemas encontrados;
6 – Aumento da flexibilidade do sistema administrativo – Tornar a empresa mais horizontalizada, menos preocupada com “quem é” e mais focada no “quem somos”, torna-a mais flexível, pois aceita ideias, visões e posturas de todos, o que permite à empresa ficar mais rápida e ágil nas mudanças. O mercado é um ambiente vivo, dinâmico e imprevisível. Ao enrijecer a cultura, corre-se o perigo de se tornar incapaz de reagir às incertezas surgidas diariamente no mercado.

Identidades, ideias, percepções e histórias de vida diferentes gera um ambiente mais criativo, pois simula a complexidade do mundo. A heterogeneidade de culturas capacita a empresa a interpretar as questões por ângulos diferentes, permitindo o surgimento de ideias criativas possibilitada pela junção dos distintos olhares.
Pode-se dizer que a diversidade nas empresas é um insumo que, se explorado de maneira correta, leva a resultados surpreendentes de criatividade e inovação. Assim sendo, pode-se afirmar que a gestão da diversidade permite criar uma organização de alto desempenho, preparando a empresa para enfrentar as incertezas do futuro.

Então: MISTURE-SE E INOVE: ACEITAR O DIFERENTE PARA CRESCER NA CARREIRA

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

2 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.