Empreendedorismo e Inovação Gestão de Pessoas

A boa gestão de mudanças diante de incertezas

Diante de um cenário de incertezas, é preciso adaptação e flexibilidade. Uma boa gestão de mudanças reduz riscos e impactos negativos e ajuda a aproveitar oportunidades.

O mercado está continuamente apresentando novas situações para os profissionais e para as organizações. E diante de novas demandas diariamente, as organizações precisam passar por mudanças. Essas adaptações podem envolver processos, cargos, a estrutura organizacional ou as tecnologias utilizadas, e é preciso saber aproveitá-las e utilizá-las a nosso favor. Precisamos tomar iniciativas que melhorem a performance do negócio para atingir os resultados desejados!

Gestão de mudanças: conceito e importância

A gestão de mudanças pode ser definida como um conjunto de ações e ferramentas que auxilia os profissionais e as empresas a lidar da melhor forma com os stakeholders e com um mercado que está em mutação. 

Quando processos operacionais, estruturais e/ou táticos precisam ser alterados, é preciso estudo e paciência para lidar com todo o processo de mudança. Ela deve se basear em fazer o time trabalhar junto e aprender competências essenciais que o oriente a tomar boas decisões diante das novas demandas.

A estratégia de gestão da mudança deve guiar as equipes da organização no processo de adaptação às mudanças. E o foco deve sempre ser o alcance dos resultados desejados pela empresa e seus projetos. Mas lembre-se: a gestão de mudanças é necessária, mas isso deve ser feito dentro da cultura da organização, sem transgredir valores ou normas. Ela precisa ser realizada com segurança, organização, planejamento e resiliência, entendendo que a mudança pode ser difícil para muitos e envolver erros no processo.

Objetivos em um cenário de incertezas

O principal objetivo da gestão de mudanças é aumentar a probabilidade de sucesso dos projetos diante de novas exigências do mercado e seus stakeholders. Isso busca fazer com que a empresa sofra menos impactos negativos das mudanças de cenário e tenha mais retorno sobre os investimentos realizados.

Quando a organização realiza uma gestão de mudanças e começa a ser mais produtiva, há maior chance de os resultados serem afetados positivamente. Essa visão estratégica permite que as ações da empresa estejam alinhadas ao que o mercado espera que ela entregue, o que permite seu crescimento.

O gerenciamento de mudanças e projetos efetivo aumenta a probabilidade de sucesso e a garantia de eficiência dos projetos. Com isso, recursos são mais bem utilizados, e os ajustes feitos trazem maior assertividade das ações.

Gerenciar as mudanças e se adaptar ao novo não é uma tarefa simples, mas é necessário! Naturalmente, nós podemos ter dificuldade para sair da zona de conforto e resistir às mudanças, mas é preciso esforço e empenho para fazer isso de forma ágil, abraçando as incertezas