Empreendedorismo Estratégia Gestão de Pessoas Liderança

A Andragogia nas corporações

A Andragogia é basicamente a forma de ensinar adultos. Vinda do latim, o significado literal da palavra é “ensinar para adultos”. Mas por que os adultos devem ter uma ciência dedicada somente ao seu aprendizado? O que difere adultos de crianças?

Ao contrário das crianças, os adultos já possuem vivências e experiências de vida, por isso, eles buscam por conhecimentos que possam ajuda-los a melhorar a sua qualidade de vida e ou que possam facilitar suas atividades. Por isso, o ensino deve estar ciente do cotidiano e inserido no dia a dia dos alunos.

E é por isso, que a ciência é tão importante no ambiente de trabalho. Ao assumir um novo cargo ou ao chegar a uma nova empresa, é imprescindível que o colaborador absorva novos conhecimentos, sejam eles técnicos ou comportamentais.

No ambiente coorporativo, onde questões como engajamento, alta performance e criatividade são pilares da produtividade, o aprendizado acelerado é de extrema importância, por isso o programa de desenvolvimento deve ser bem elaborado.

O Educador Malcom Knowless, pensando na Andragogia e no ensino adulto, desenvolveu 6 importantes premissas que ajudam na de aprendizagem de adultos e que podem acelerar o processo de absorção, entregando as companhias uma boa vantagem competitiva.

Pilares da andragogia

1 – Por que conhecer? Por que aprender?

Para que o adulto aprenda de verdade, é preciso que ele entenda e saiba qual a real necessidade deste processo. Os benefícios e as vantagens do processo de aprendizagem precisam estar claros para o aluno.

2- Autonomia do aluno

Um aluno adulto tem total consciência da autonomia que tem sobre a sua própria vida. Portanto, é importante respeitar a autonomia do aluno, bem como a sua capacidade de tomar decisões e autogestão.

3 – A experiência é importante

As técnicas de educação que somente transmitem conhecimento não são aplicáveis para indivíduos autônomos e com experiência de vida. Por isso, é preciso aliar o conhecimento aos desafios do dia a dia. Lembrando que os estudos de casos e exercícios de simulação são bem vindos também.

4 – Engajamentos na aprendizagem

A partir do instante em que o aluno tem consciência da contribuição do aprendizado no seu cotidiano, ele se engaja com maior afinco nos estudos.

5 – Foco na vida real

Por serem alunos com experiência de vida, os adultos têm o seu olhar voltado para aquilo que remeta à sua rotina e que possa contribuir para deixá-la mais eficiente e agradável.

6 –Motivação para aprender

Por ter esse olhar voltado para a sua realidade, o adulto busca motivações que vão além da aprendizagem em si. As promoções de trabalho, os reajustes salariais, o aumento da autoestima são alguns dos fatores que motivam adultos a buscar novos conhecimentos.

Em uma empresa, a Andragogia é uma forma eficaz de ensinar de maneira direcionada, assertiva e objetiva. Por isso, fique sempre ligado nessas premissas na hora de desenvolver treinamentos, cursos e demais formações dentro da sua companhia.

O Mobi Game, desenvolvido pela Arbache, é uma ferramenta que leva em conta as premissas desenvolvidas por Malcom Knowles.

O desenvolvimento de storytelling, por exemplo, é uma forma de inserir o conhecimento nas situações do cotidiano do profissional. Além disso, o formato da plataforma permite que o profissional faça as suas escolhas e aprenda com seu próprio erro, garantindo a autonomia do aprendizado.

Para saber mais sobre o Mobi, é só visitar o site da plataforma

Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.