RH

Recursos Humanos de precisão.

É paradoxal que, hoje, na era da robótica e de centenas de empresas unicórnios, o recurso humano se torne cada vez mais valioso. A tendência é que a sua importância seja cada vez mais significativa, já que os humanos ocuparão cargos com funções que a máquina não conseguirá exercer com tanta facilidade.

Por exemplo, trabalhos que exijam raciocínio, criatividade, improviso e por aí em diante. Por isso, é cada vez mais comum ver empresas investindo tempo e dinheiro no treinamento dos gestores e colaboradores.

Identificar, treinar e manter um talento na equipe é de extrema importância para as empresas que pretendem evoluir e atingira cada vez patamares mais altos. E, por mais que isso pareça uma tarefa simples, não é.

E é por isso que a inteligência artificial se tornou uma grande aliada do RH e o tornou mais preciso e ágil.

 Inteligência Artificial e a Gestão de Carreira

Atualmente já existem empresas que atuam com a tecnologia cognitiva auxiliando os gestores de pessoas. Como exemplo a IBM, que possui uma Coach virtual de carreira chamada MYCA (My Carrer Advisor), que auxilia na gestão de talentos dos funcionários (IBM, 2018).

Através da Coach virtual, os funcionários podem obter respostas e orientações personalizadas para suas aspirações de carreira. Além disso, ela também fornece recomendações para o funcionário expandir suas habilidades através de cursos, palestras e permite a visualização de possíveis funções de trabalho ou papéis futuros. O funcionário pode interagir através de perguntas relacionadas a diversos tipos de oportunidades e por meio dessas perguntas a coach virtual irá realizar consultas com base na análise cognitiva que é continuamente aprendida. A MYCA aconselha sobre as novas oportunidades de emprego que se alinham com as habilidades e interesses do indivíduo, validando proativamente o desenvolvimento das competências em relação as metas de carreira, as tendências e oportunidades (IBM, 2018).

A IBM (2018) aponta que 50% das organizações em todo o mundo tem dificuldades em manter seus funcionários mais valorizados, em contrapartida, 78% dos funcionários dizem que um plano de carreira claro os obrigaria a permanecer mais tempo em uma organização. A coach virtual possibilita criar novos caminhos e aumentar a retenção através das práticas de desenvolvimento baseadas em Inteligência Artificial. 

 Recursos Humanos de precisão: Inteligência Artificial e o Recrutamento e Seleção

Outro exemplo do impacto da Inteligência Artificial na gestão de pessoas é na área de Recrutamento e Seleção. O processo se torna mais ágil, eficiente e barato quando comparado ao recrutamento tradicional (IBM, 2018).

A empresa chilena AIRA (“artificial intelligence recruitment assistant”) desenvolveu um sistema que publica anúncios de vagas abertas nos sites de recrutamento mais utilizados, lê e classifica todos os currículos, aplica testes psicométricos e entrevista os candidatos por vídeo. O desempenho dos candidatos é avaliado por meio de “emotion analytics” que traduzem os níveis de atenção e expressões faciais dos candidatos em números. Ao final deste processo, recrutadores humanos irão conduzir apenas entrevistas detalhadas junto aos melhores candidatos (AIRA, 2018).

Segundo a IBM (2018), as empresas estão observando um aumento de 34% nos candidatos que passam para uma entrevista presencial, um aumento de 20% na média de contratações mensais por recrutador e um aumento de 47% nos candidatos enviados por dia do recrutador para o gerente de contratação. Levando em consideração que um recrutador gasta 80% do seu tempo com buscas de candidatos e digitalização de currículos, e as empresas se arrependem em 39% de suas recentes contratações, as empresas que usam avaliações cognitivas têm 36% mais probabilidade de ficarem satisfeitas com as novas contratações, desta forma a Inteligência Artificial prova sua eficiência. Além disso, o recrutamento e seleção realizados através de sistemas cognitivos utiliza técnicas de ciências comportamentais e prevê automaticamente, sem preconceitos, os candidatos com maior probabilidade de sucesso, avaliando características, habilidades, aptidões e capacidades dos entrevistados.

 Inteligência Artificial e Avaliação de Desempenho no Recursos Humanos

A Inteligência Artificial utiliza grande quantidade de dados dos funcionários para melhorar o desempenho operacional e tomar as melhores decisões sobre suas forças de trabalho (IBM, 2018).

A IBM aponta que a Inteligência Artificial pode ajudar as empresas com soluções de análise priorizando e segmentando os candidatos mais qualificados para uma posição específica, vinculando a utilização da força de trabalho as estratégias e metas financeiras de forma a melhorar o desempenho do negócio, identificando fatores que levam a uma maior satisfação e produtividade dos funcionários, descobrindo os motivos implícitos de funcionários com alto valor com risco de sair da empresa, estabelecendo iniciativas eficazes de treinamento e desenvolvimento de carreira, entre outros benefícios.

Segundo artigo publicado pela Forbes (2018), a geração millennial já corresponde a uma grande parte da força de trabalho, isso significa que cada vez mais teremos pessoas totalmente digitais demandando condutas novas e exigindo certo imediatismo na análise e tomada de decisões.

Avatar

Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.