Educação Empreendedorismo e Inovação Mobi Game

As novas formas de aprender.

Todos nós temos que concordar que o mundo anda se transformando rapidamente nos últimos anos, ao ponto de ser compreensível dizer que é humanamente impossível acompanhar todas as inovações que pipocam pelo mundo todos os dias.

A tecnologia é uma forma rápida de metamorfose, ela se forma e se transforma em uma velocidade impressionante. Algumas dessas tecnologias se transformam tão rápido que se tornam inviáveis, porque a sociedade ainda não está preparada para recebê-las e pelas mudanças brutas de comportamento que ela cobraria de seus usuários.

Aliás, a sociedade é um dos pontos chaves de todas as tecnologias. Em todos os seus estágios, a inovação é focada em resolver lucrativamente problemas enfrentados por diversos setores.

Como resultado da mudança de comportamento causada pelas inovações, eventualmente, surgem novos problemas, que também devem ser resolvidos por novas ferramentas.

Um exemplo claro deste movimento é a educação tradicional, que em um estalar de dedos passou a ser pouco atraente e até mesmo ineficiente em alguns casos. Todo este movimento é o resultado de uma série de transformações sofridas pela sociedade por causa da revolução tecnológica.

Uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), divulgada em 2017, apontou que 91% dos professores do ensino médio utilizam a internet pelo celular em suas atividades. Destes, 85% avaliam que passaram a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade e 94% passaram a adotar novos métodos de ensino.

Percebendo esse movimento, o mercado já conta com diversos aplicativos que facilitam este processo e modificam a forma de aprender. Mas, só a criação de um aplicativo não é o suficiente para que o aluno aprenda e continue dedicando seu tempo à plataforma e aos estudos. Uma das formas de manter o engajamento é mostrando ao usuário a sua evolução e apresentando a ele o conhecimento em formas interativas e desafiadoras.

Alguns aplicativos já estão rodando e apresentado bons resultados, confira alguns deles:

  • Duolingo
    Considerado um dos melhores e mais baixados apps para ensino básico de idiomas em todo mundo. Com o Duolingo é possível usar seu tempo livre para estudar um novo idioma através do seu celular em uma plataforma divertida, que conta com sistema de pontuação, com avanços de nível e um sistema de cronometragem que te incentiva a jogar (estudando) cada vez mais.
  • Ortografa!
    App para estudar o português, sendo útil para estudos e cotidiano. Permite aos usuários verificar frases e sentenças, não como um corretor automático, mas um orientador sobre o uso do português.
  • QuizUp
    Transforma os estudos em uma verdadeira “brincadeira”, no formato de um game em que o usuário seleciona as matérias para fazer testes e ganhar pontos. Permite, inclusive, a competição entre amigos.
  • Elevate
    App para quem deseja treinar habilidades relacionadas à memória, expressão, concentração. Permite ainda escanear textos e fazer cálculos.
  • Primer
    Textos e exercícios sobre Marketing, Conteúdo, Métricas, Design e Publicidade são oferecidos neste aplicativo do Google.

Assim como todas essas empresas, a Arbache também acredita no poder de transformação da tecnologia e acredita, também, que com a tecnologia o aprendizado alcançará patamares democráticos jamais vistos antes.

O Mobi é a nossa plataforma, que é totalmente gamificada e voltada para o aprendizado e identificação de pontos críticos, que podem ser melhorados através de treinamento e estudo. A plataforma conta com sistemas de pontuação, ranking e conquistas de moedas, o que ajuda a engajar o usuário, além disso, contamos também com uma biblioteca onde é possível disponibilizar variadas formas de conteúdos que irão ajudar os usuários a melhorarem seus conhecimentos. Um dos pontos atrativos para os usuários na plataforma é a loja, onde é possível trocar suas moedas ganhas durante os jogos por prêmios que servem como uma recompensa pelo seu esforço. Para conhecer mais sobre a plataforma é só acessar Mobi.