Geral Gestão de Pessoas

Use a gamificação para espantar o mal do século, o turnover.

Turnover é o índice que representa a rotatividade de colaboradores em sua companhia, ou seja, a quantidade de profissionais que são admitidos e que deixam a sua companhia em um determinado período de tempo.

É comum que colaboradores deixem seus postos de trabalho, e esse movimento é ocasionado por uma série de fatores, que podem ser externos ou internos. E é por isso que esse é um índice muito importante para a companhia, pois ele permite identificar e corrigir possíveis erros e atitudes que elevam este índice.

Esse movimento de entrada e saída contínua de colaboradores gera uma série de custos adicionais para as empresas. Isso porque envolve novos processos de recrutamento, seleção e treinamento. Além disso, há aqueles casos em que os colaboradores acabam levando consigo os clientes, o que gera perdas significativas.

Assim como todos os KPI’s, o turnover deve ser periodicamente medido, acompanhado e comparado. Então vamos entender o que é turnover e como medi-lo.

Turnover: o que é?

O “turnover” é um termo em inglês que significa, em livre tradução, “virada” ou “rotatividade”. O termo é popular nos esportes e também está presente nos conceitos de RH.

No mundo empresarial o turnover é um importante indicador e através dele podemos calcular a rotatividade dos colaboradores. Hoje esse é um dos KPI’s – indicador de performance – mais importantes, não só para o RH, mas para toda companhia.

Para uma maior precisão é interessante que o cálculo seja feito com base em um período de 12 meses. Então vamos entender como o cálculo deve ser feito:

Turnover em % = Funcionários que saíram da empresa / total funcionários no mesmo período x 100.

Ou seja, se uma empresa contou com 100 funcionários em todo o ano, de janeiro a dezembro. Nesse mesmo prazo, foram constatados 20 desligamentos. Aplicando a fórmula – 20/100 x 100 – nós teremos um índice de turnover de 20%.

Não existe um consenso sobre um índice de turnover ideal, mas muitos livros e especialistas apontam que ele deveria ficar na casa dos 5% e nada muito além disso.

Existem milhares de causas para o turnover, mas dentre as mais comuns estão:

  • Melhores propostas da concorrência;
  • Insatisfação com as atividades desenvolvidas;
  • Salários inadequados;
  • Falta de comunicação e conflitos interpessoais;
  • Insatisfação com a liderança da empresa;
  • Tratamento diferenciado dos colaboradores;
  • Trabalho até exaustão;
  • Cultura organizacional;
  • Inadequação entre o perfil do colaborador e companhia.

Essas causas são divididas em 3 classes, que são:

Controláveis.

Que são referentes a fraquezas que podem ser eliminadas pela empresa. O salário baixo, por exemplo.

Semi-controláveis.

Não depende somente da empresa, embora a empresa carregue parte da culpa. Um bom exemplo é o grau de insatisfação interna.

Incontroláveis.

São aspectos que não podem ser modificados, ainda que se queira. É possível destacar óbito de funcionários ou o surgimento de doenças.

Depois de entender o que é e como o turnover ocorre, vamos entender como podemos reduzi-lo.

Como reduzir o turnover.

Bom, o grande segredo para diminuir o turnover é manter a sua equipe motivada. A falta de motivação é uma doença crônica que pode afetar todo o seu recurso humano e desencadear outros problemas mais graves, que acarretam no aumento de turnover e queda de produtividade.

E todo o cuidado deve ser tomado desde o início do colaborador na empresa, ou mesmo antes disso. É preciso ter um processo seletivo afiado, um treinamento que acelere a curva de aprendizagem e uma cultura organizacional que fomente o engajamento dos colaboradores.

Por isso, a gamificação pode ser um grande trunfo na luta contra esse mal que assola muitas companhias do novo século. Plataformas gamificadas podem, alinhadas com AI, realizar processos seletivos mais assertivos e precisos, além disso, elas podem ser usadas na educação dos colaboradores, o que acelera a curva de aprendizagem.

A implementação de uma cultura gamificada na empresa irá garantir a motivação do seu time, se aplicada corretamente. E é por isso que este conceito pode te ajudar com o alto índice de turnover.

Para conhecer mais sobre gamificação clique aqui.