Geral Gestão de Pessoas

Gamificação na Educação

Neste artigo vamos falar sobre gamificação na educação. Confira!

A tecnologia e as suas revoluções têm mudado o mundo de uma maneira significativa. A maneira como interagimos com as pessoas, a forma como trabalhamos e muitas outras coisas mudaram rapidamente dos anos 90 para cá. E a grande pergunta é: o futuro da educação está nessas revoluções?

Sim, com toda certeza o futuro da educação passa pela revolução tecnológica, afinal de contas, hoje os estudantes estão cada vez mais conectados e imediatistas. Nos resta agora entender como nós podemos seguir em frente pelas portas que a educação a distância já abriu, afinal, esta já foi uma grande revolução na forma de educar.

Então, vamos conhecer os conceitos de gamificação, que é uma tendência em diversas áreas, e especialmente a gamificação na educação.

O que é gamificação?

A gamificação é, a grosso modo, a técnica de usar elementos dos jogos para desenvolver engajamento, participação e comprometimento entre equipes de uma determina área de atuação de fora do mundo dos games.

No mercado de trabalho o termo já é bastante conhecido. As empresas, há algum tempo, já empregam este modelo para motivar e aprofundar os conhecimento de seus profissionais e consumidores através das ferramentas tecnológicas e interativas, despertando o interesse e o envolvimento com a corporação.

De algum tempo para cá a técnica também começou a ser discutida como uma prática pedagógica. A gamificação na educação, se usada corretamente, pode tornar as aulas e disciplinas mais atraentes, inclusivas e eficientes para os estudantes e professores.

A esta altura você já deve ter entendido o porque isso é uma ótima oportunidade para a educação. Mas, mesmo assim vamos a alguns dados interessantes: os alunos tendem a armazenar 90% das informações durante a execução de uma tarefa, como no jogo, já no modelo tradicional, em que os professores apresentam a matéria oralmente, a retenção é de até 20% para a maioria dos alunos.

Como usar a gamificação na Educação? 

A gamificação na educação pode ser usada em todas as disciplinas com o mesmo resultado, mas isso depende muito da forma como você vai aplicar cada conteúdo. A gamificação precisa ser pensada para engajar e envolver os alunos.

O uso da gamificação na educação é uma forma de incentivar comportamentos que gerem um processo de aprendizado mais dinâmico, rápido e agradável.

Na sala de aula os professores podem usar a gamificação para criarem cenários, missões e desafio para suas turmas cumprirem. A ideia é transformar as aulas em um espaço imersivo no conhecimento, por isso, a narrativa dos games deve ser direcionada ao conteúdo que será ensinado.

Nós produzimos um infográfico com dados do Grupo NPD sobre os games, veja:

Gamificação na educação - Infográfico dos Games