Empreendedorismo e Inovação Geral

Gamificação é uma solução para a sua empresa.

Há muito tempo os games vem tomando cada vez mais espaço na vida das pessoas e em áreas que nós jamais poderíamos prever, como por exemplo na educação. Então, vamos entender o porquê isso vem acontecendo, quais são os benefícios deste movimento, como as pessoas são formadas e como você pode usar isso na sua corporação.

O que é gamificação.

Antes de tudo precisamos compreender este fenômeno e como ele acontece. Entender os conceitos de gamificação é o primeiro passo para entender como ele vem tomando espaço em nossas vidas e como ele tem se tornado cada vez mais importante.

Gamificação é basicamente o uso da dinâmica dos jogos para engajar as pessoas a resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos fora do universo dos games.

Os games são uma parte importantíssima da nossa cultura. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela NPD Group, revela que 82% das pessoas com idades entre 13 e 59 anos jogam algum tipo de game nas mais diversas plataformas. Você deve conhecer pelo menos uma dezena de pessoas que jogam games em consoles, como o Playstation, no computador ou no celular, como é o caso do Candy Crush, por exemplo.

Benefícios da gamificação.

A esta altura você deve estar se perguntando: “beleza, eu entendo toda a importância dos jogos e sei que eles são uma ótima forma de entretenimento e tudo mundo adora passar algumas horas jogando, mas por que isso seria importante para o meu dia a dia e para o cotidiano da minha organização?”.  

Bom, o primeiro passo é entender que os jogos são bem mais que uma simples forma de diversão ou entretenimento se usado da maneira correta. O grande poder dos games está na sua capacidade de suprir psicologicamente as necessidades de diversão e engajamento dos jogadores.

O nosso cérebro reconhece as experiências que o jogo tem a nos oferecer e esse estímulo provoca a liberação da dopamina (substância associada ao prazer), que ajuda na retenção de informação.

A gamificação é, sobretudo, muito eficiente por introduzir elementos como: diversão, competição, reconhecimento pessoal e feedbacks de desempenho ao cotidiano das pessoas.


Gamificação empresarial.

Hoje nós convivemos com um rápido avanço tecnológico que exige da organização uma capacidade de inovação constante e rápida, para que a empresa não se torne antiquada e não seja  deixada para trás pelo mercado.

Um dos pontos essenciais para que haja inovação é o engajamento dos colaboradores, que precisam estar completamente alinhados com a cultura da empresa. Para isso é preciso manter a sua equipe motivada, encorajada e engajada nas tarefas do seu dia a dia.

Neste ponto a gamificação é uma excelente forma de motivar os colaboradores usando elementos de jogos em contextos não-jogos.

O principal objetivo da gamificação é estimular a participação de quem está envolvido, instigando algumas características inerentes do ser humano, como a competitividade e a cooperação, além de envolver a ideia de status e senso de realização.

Gamificação na educação.

Assim como nas empresas, na educação os games também apresentam inúmeras vantagens. A maioria dos games testam, por exemplo, a persistência, tomada de decisão, atenção aos detalhes e a resolução de problemas.

Essas características tornam os games uma ótima ferramenta de ensino. Alunos relatam que recordam apenas 10% do que lêem e 20% do que ouvem. Com uma apresentação oral e o uso de imagens esse número sobe para 30%, observar alguém realizando uma ação ao explicar 50%. Mas, os alunos absorvem 90% do conteúdo se eles mesmos “realizarem o trabalho”, mesmo que seja uma simulação.

Esses dados podem nos dar uma noção da importância da gamificação na educação, e como este processo pode elevar o nível da qualidade educacional da sua instituição.


Como alavancar os resultados da sua organização ou instituição através da gamificação.

A técnica de gamificação pode ser utilizada para diversas finalidades na sua organização ou instituição, como, por exemplo, para alcançar ou otimizar diversos objetivos ou resultados. Entre esses, podemos destacar o aumento da produtividade, a otimização e melhor atendimento de processos, o estímulo para atingimento  das metas, o aprendizado e absorção de valores e a melhora na colaboração entre a equipe.

Como em qualquer estratégia, para que a gamificação tenha sucesso é preciso realizar um planejamento e diagnóstico para identificar os objetivos específicos que se deseja alcançar com a técnica. É preciso, também, definir formas de monitorar e avaliar os resultados. Desta maneira a gamificação aparece como uma ótima alternativa para as organizações que buscam inovar em seus processos.

Como dito antes, tudo isso só é possível porque a gamificação introduz ao trabalho características inatas ao cérebro humano, que são: diversão, competição, reconhecimento pessoal e feedbacks de desempenho, que melhoram o comportamento dos colaboradores nas tarefas do dia a dia.


Informações e curiosidades sobre a gamificação.

Depois de conhecermos todas as vantagens da gamificação como estratégia empresarial e educacional, vou deixar aqui para você analisar alguns dados e curiosidades sobre a gamificação. Veja e analise:

  • No mundo todo, as pessoas jogam cerca de 430 milhões de horas por dia.
  • As gerações com maior aceitação são os Millennials (18-32 anos) com 63% que jogam e os membros da Geração X (33-45 anos) com 73% de jogadores.
  • O mercado da gamificação espera atingir a marca de $5,5 Bilhões em 2018.
  • 61% dos CEOs, CFOs e outros executivos seniores têm interrupções diárias para jogar algum game. Mais da metade desse número acredita que ajuda a “sentir-se mais produtivo”.
  • 80% dos participantes de pesquisas acreditam que a produtividade aumentaria caso a universidade/empresa fosse mais gamificada.

Você pode entender mais sobre gamificação aqui.