Gestão de Pessoas Mentoring

Quatro propostas de emprego: como saber a melhor delas para a minha carreira?

Quatro propostas de emprego: como saber a melhor delas para a minha carreira?

Recentemente, acompanhei um jovem profissional, no processo decisório entre quatro propostas de emprego. Para alguns profissionais essa é uma tarefa fácil, muitos sabem bem o vetor que irá decidir as propostas apresentadas “na mesa”: dinheiro, status, poder, facilidade de ascensão, mobilidade para realizar uma carreira internacional, qualidade de vida, um bom mentor, tempo para a família, oportunidade para fazer home office, benefícios individualizados, entre outros,  que interferem na escolha da melhor proposta.

Quando se sabe onde quer chegar e conhece bem os seus potenciais, essa tarefa é realmente fácil, mas, quando tudo parece nebuloso, é preciso ter cautela na escolha de uma proposta de emprego. O que parece fácil demais para se escolher, pode ser uma grande cilada no médio e longo prazo para a gestão da carreira. Uma escolha equivocada gera custos de oportunidades que nem sempre podem ser anulados, com isso causando efeitos colaterais difíceis de serem controlados.

Ter a maturidade para enxergar os seus limites, em um momento como é esse, é muito importante. O passo mais certo a ser seguido é se aprofundar em cada uma das propostas, construindo um inventário de cada uma delas e identificando quais delas são compatíveis com o seu propósito e seu ciclo de vida de carreira.

No caso que acompanhei como mentora de carreira, o profissional de 22 anos já possuía um ciclo de vida iniciado cedo. Ele já possuía experiência profissional bem alinhada, cursos e estudos extracurriculares bem definidos e que agregam valor ao seu portifólio, também possuía vivências como voluntário em projetos sociais relevantes, além de fluência em língua inglesa. Não por acaso, tinha quatro propostas valiosas para serem escolhidas por ele em plena crise, isso não é fato comum para um jovem no Brasil.

O trabalho realizado priorizou a clareza no propósito de vida do jovem, a partir daí construímos o ciclo de vida de carreira dele até o momento, e, em seguida posicionamentos cada inventário das empresas proponentes dentro desse ciclo de vida. Para cada proposta, desenhamos o impacto no ciclo e avaliamos o equilíbrio entre o propósito do jovem. Vetores como qualidade de vida, vida familiar, tempo para hobbies, carreira internacional, áreas de atuação em cada empresa, local de trabalho, bem como estudos feitos nas redes sociais e sites a respeito da reputação de cada empresa, entre outros, foram elencados para que pudéssemos estabelecer pontos fortes e fracos para cada proposta.

Ao termos tudo mapeado foi possível classificar as propostas e enxergar aquela com maior valor agregado para a carreira do jovem, bem como para a conciliação com o seu propósito de vida.

Para aqueles profissionais que querem gerenciar estrategicamente sua carreira, vale conhecer os nossos mentores de carreira na Plataforma Arbache de Mentoring. Entre em contato com nossos mentores para compreender como fazer para ter uma carreira alinhada com o seu propósito de vida, com as suas metas e com o seu entendimento a respeito de sucesso profissionais e reconhecimento de carreira.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.