Carreira Mentoring

Descubra como o mapeamento das competências pode impactar o seu negócio

Descubra como o mapeamento das competências pode impactar o seu negócio

O mapeamento de competências é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busque maximizar o desempenho de sua força de trabalho e que deseje utilizar o conhecimento como uma verdadeira vantagem competitiva. Através deste levantamento é possível identificar quais conhecimentos, habilidades e aptidões são necessárias para atingir um melhor nível de eficiência e ter sucesso na busca por objetivos. No ambiente corporativo as competências são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Quando conseguimos mapear as competências necessárias para o bom desenvolvimento de uma operação é visível o ganho de produtividade, de qualidade, de compromisso e valor ao longo de toda a cadeia produtiva. Já a ausência destas habilidades normalmente resulta em prejuízos, retrabalho, deficiências técnicas, baixa qualidade de produtos e serviços. É visível a diferença, não?

Mentoring e as vantagens do mapeamento de competências

Apesar de ser uma ferramenta acessível, nem sempre a análise e interpretação dos resultados do mapeamento é algo simples de se decifrar, por isso o mentoring é a estratégia mais adequada para as empresas que desejam estabelecer um novo nível de compromisso com seus resultados e com seus colaboradores. Separamos a seguir 05 exemplos de impactos positivos que o mapeamento de competências e o mentoring trarão à sua operação!

Assertividade na identificação das necessidades de treinamento

Em um ambiente que busca por melhorias contínuas, o mapeamento de competências funciona como uma análise SWOT de cada pessoa na sua equipe – através deste trabalho é possível estabelecer quais são os as forças e fraquezas de seu time ao mesmo tempo em que se tornam visíveis onde estão as ameaças e oportunidades que precisam ser trabalhadas. O mentoring voltado para o mapeamento de competências ajuda a definir de forma mais assertiva e eficaz onde e como direcionar os esforços e investimentos de treinamento, reduzindo o tempo necessário para desenvolver novas habilidades e também os custos envolvidos na implantação de novos projetos de educação corporativa.

Valorização profissional e maior engajamento

Cada profissional tem uma ideia geral sobre seu desempenho e sobre seu potencial, mas é praticamente impossível para uma pessoa identificar de forma objetiva onde estão suas deficiências. O mapeamento se concentra na observação e definição técnica do desempenho individual de cada colaborador: seu nível de domínio técnico, confiabilidade, credibilidade, capacidade de adaptação, engajamento, etc.. O mentoring é essencial para estabelecer uma conexão entre os colaboradores e a empresa de forma que entendam que os esforços do mapeamento de competências são uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional, uma nova forma de estabelecer novos parâmetros para sua atuação profissional que modificarão seu futuro. Um profissional valorizado, que compreende seu papel dentro da organização e vê mérito na realização de suas tarefas é um profissional engajado, que contribui ativamente para o sucesso de sua empresa.

Promoção do conhecimento como vantagem competitiva

Um dos principais objetivos do mapeamento de competências é garantir que o desenvolvimento de habilidades se sustente como uma vantagem competitiva adquirida pela empresa. Através do mapeamento e do trabalho de mentoring é possível garantir que o desempenho de cada profissional esteja alinhado não apenas à execução prática de suas tarefas no dia-a-dia, mas também à cultura corporativa, de forma a combinar competências em prol dos objetivos comerciais enquanto se enriquece a biblioteca comum de conhecimento que permeia toda organização. Esta cadeia de informações é um grande trunfo para as empresas que entendem a importância do conhecimento no seu posicionamento competitivo.

Construção de objetivos comuns para resultados excepcionais

O mapeamento é essencial para estabelecer não apenas quais conhecimentos e habilidades são necessários ao seu time para que desempenhem como o esperado – também é uma ferramenta importante para desenvolver equipes orientadas por objetivos, onde cada peça trabalha, individual e coletivamente, com autonomia e foco, dentro dos escopos definidos pelos gestores. É literalmente treinar suas equipes para funcionarem como um grande relógio, onde cada parte reconhece sua importância no todo e o todo reconhece que não funciona sem suas pequenas partes: a união entre competências e objetivos aprimora os resultados operacionais e abre espaço para novas oportunidades de negócios.

Preparando o caminho para o futuro

Um dos maiores desafios corporativos é o planejamento de sucessão. Para realizar este planejamento é preciso considerar uma série de fatores, do próprio nível de competências e experiências profissionais dos colaboradores a ameaças internas e externas que podem levar à perda de talentos para o mercado ou a concorrência depois de investimentos pesados em planos de carreira falhos. O mapeamento de competências e o mentoring corporativo são essenciais para desenhar de forma correta o planejamento de sucessão, indicando de forma clara o perfil dos profissionais adequados para os cargos de liderança ao mesmo tempo em que envolve estes profissionais na construção de suas competências e carreiras de forma conjunta à evolução da história da empresa, gerando uma visão de futuro e mais afinidade e comprometimento entre estes profissionais e o processo sucessório.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.