Mentoring

Mentoring – 03 passos para uma gestão eficiente de competências

Mentoring. Chart with keywords and icons

Mentoring – 03 passos para uma gestão eficiente de competências

Como vimos em nosso último artigo, a gestão por competências é um grande diferencial competitivo – quando as empresas se deparam com grandes desafios são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de seus colaboradores que farão diferença.

Mas quais são as competências que sua empresa precisa? Para além desta pergunta inicial: quais competências sua empresa já possui? Onde é possível melhorar? Como diagnosticar o que pode ser feito para estabelecer novos paradigmas de desempenho? O mapeamento e a análise de competências são fundamentais para uma boa gestão: através destes estudos sua empresa poderá identificar quais são as habilidades necessárias para atingir seus objetivos, onde estão os gaps de competência, identificar talentos e lideranças e definir metas, performances e resultados a serem alcançados. O mentoring tem um papel definitivo nesta estratégia: é através deste processo de orientação que as informações serão mineradas e tratadas de forma que a empresa evolua organicamente durante o processo, estabelecendo novos parâmetros para sua operação.

Passo 01: mapeando competências atuais e futuras

  • Identificar e descrever as características principais de cada função
  • Identificar aptidões, atitudes, habilidades e conhecimentos existentes
  • Definir quais são as competências necessárias para obter os resultados esperados/li>

Passo 02: analisando competências para descobrir oportunidades e desafios

  • Identificar e atacar gaps de competências;
  • Entender quais são as dificuldades práticas da equipe;
  • Estabelecer projetos de treinamento com alto grau de assertividade;
  • Reconhecer as competências nativas da operação e também de seus colaboradores;
  • Organizar o conhecimento corporativo e promover a divulgação da cultura organizacional;
  • Definir planos de ação para melhorar a performance individual e coletiva;
  • Estabelecer parâmetros de atuação dentro dos mais diversos níveis hierárquicos da organização;
  • Promover e reconhecer desempenhos positivos e boas práticas;

Passo 03: técnicas de gamificação para identificar gaps e gerar engajamento

As informações geradas pelo game serão fundamentais para desenvolver e aprimorar as competências individuais e coletivas, gerando mais aprendizado e potencializando os resultados de sua empresa.

Estes três passos são importantes para que sua empresa seja capaz de contar com uma força de trabalho mais qualificada e produtiva, o que resulta em uma mudança cultural dentro da organização com fortes impactos na própria gestão de recursos e definição de estratégias. O mentoring é parte essencial deste processo, pois auxilia a empresa a conhecer mais e melhor seus colaboradores e sua estrutura, ao mesmo tempo em que gera altos índices de satisfação e reconhecimento profissional nas equipes engajadas no processo de orientação – é um processo contínuo de geração de valor, conhecimento e aprendizado.

Acesse o e-book completo clicando aqui.

 

 

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017