Empreendedorismo e Inovação Mentoring

Mentoring – 03 passos para uma gestão eficiente de competências

Mentoring – 03 passos para uma gestão eficiente de competências

Como vimos em nosso último artigo, a gestão por competências é um grande diferencial competitivo – quando as empresas se deparam com grandes desafios são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de seus colaboradores que farão diferença.

Mas quais são as competências que sua empresa precisa? Para além desta pergunta inicial: quais competências sua empresa já possui? Onde é possível melhorar? Como diagnosticar o que pode ser feito para estabelecer novos paradigmas de desempenho? O mapeamento e a análise de competências são fundamentais para uma boa gestão: através destes estudos sua empresa poderá identificar quais são as habilidades necessárias para atingir seus objetivos, onde estão os gaps de competência, identificar talentos e lideranças e definir metas, performances e resultados a serem alcançados. O mentoring tem um papel definitivo nesta estratégia: é através deste processo de orientação que as informações serão mineradas e tratadas de forma que a empresa evolua organicamente durante o processo, estabelecendo novos parâmetros para sua operação.

Passo 01: mapeando competências atuais e futuras

  • Identificar e descrever as características principais de cada função
  • Identificar aptidões, atitudes, habilidades e conhecimentos existentes
  • Definir quais são as competências necessárias para obter os resultados esperados/li>

Passo 02: analisando competências para descobrir oportunidades e desafios

  • Identificar e atacar gaps de competências;
  • Entender quais são as dificuldades práticas da equipe;
  • Estabelecer projetos de treinamento com alto grau de assertividade;
  • Reconhecer as competências nativas da operação e também de seus colaboradores;
  • Organizar o conhecimento corporativo e promover a divulgação da cultura organizacional;
  • Definir planos de ação para melhorar a performance individual e coletiva;
  • Estabelecer parâmetros de atuação dentro dos mais diversos níveis hierárquicos da organização;
  • Promover e reconhecer desempenhos positivos e boas práticas;

Passo 03: técnicas de gamificação para identificar gaps e gerar engajamento

As informações geradas pelo game serão fundamentais para desenvolver e aprimorar as competências individuais e coletivas, gerando mais aprendizado e potencializando os resultados de sua empresa.

Estes três passos são importantes para que sua empresa seja capaz de contar com uma força de trabalho mais qualificada e produtiva, o que resulta em uma mudança cultural dentro da organização com fortes impactos na própria gestão de recursos e definição de estratégias. O mentoring é parte essencial deste processo, pois auxilia a empresa a conhecer mais e melhor seus colaboradores e sua estrutura, ao mesmo tempo em que gera altos índices de satisfação e reconhecimento profissional nas equipes engajadas no processo de orientação – é um processo contínuo de geração de valor, conhecimento e aprendizado.

Acesse o e-book completo clicando aqui.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.