Estratégia Gestão de Pessoas

VOZ: Será Que Você “Realmente” A Conhece ???

A voz, principal meio de comunicação entre os seres humanos, traz consigo uma série de mensagens e percepções das quais muitas vezes não nos damos conta.
Através dela, podemos demonstrar, e muito, nossa ansiedade, preocupações, entusiasmo, euforia, o que pode por sua vez vir a repercutir negativamente em nossas relações interpessoais e até mesmo profissionais.
Um profissional que utiliza uma intensidade de voz muito elevada ao falar, pode vir a demonstrar desta forma pouca habilidade em respeitar o espaço do outro ou até mesmo passar uma imagem de autoritarismo e arrogância, fatores estes que certamente lhe serão bastante desfavoráveis.
Já aquele que apresenta uma voz muito baixa, monótona, uma articulação travada e imprecisa, acaba por desinteressar o ouvinte, desviando sua atenção muitas vezes, fatores estes que podem vir a prejudicar seu desempenho profissional.
Uma voz trêmula, em geral passa uma imagem de insegurança, tal como uma voz muito aguda, pode denotar certa imaturidade, desfavorecendo assim o profissional no momento de uma entrevista de emprego, por exemplo.
É preciso portanto que estejamos atentos ao padrão vocal que utilizamos, no sentido do que ele realmente está passando ao interlocutor, em termos de intencionalidade, ou seja, qual a sua “real” repercussão num contexto de interlocução.
Será que a voz da qual me utilizo está sendo favorável a minha intenção? Qual a percepção pelo outro sobre a minha atuação, a partir de como ele me escuta?
“ Falar ¨bem “ ¨ implica em usar a voz de forma agradável, controlando a respiração da maneira correta, sem cansaço vocal, articulando com clareza, bem como mantendo uma postura corporal adequada ao falar.
Sendo assim, num contexto profissional inclusive, considerando a necessidade do indivíduo em expor constantemente suas idéias em suas negociações, uma voz adequada certamente transmitirá clareza, segurança, e com isto uma imagem de credibilidade ao interlocutor.
Detectar, portanto nossas possibilidades vocais, como também nossas “dificuldades”, no que se refere ao aparelho fonador, torna-se fundamental. Principalmente se considerarmos a importância cada vez maior que a VOZ exerce em nossa sociedade e nossa relações.

“ Tudo o que o homem é
Ele é, porque fala.
E, na sua fala, se revela
O homem que ele é.”