Liderança

Você Tem Problemas de Comunicação Em Sua Equipe? Já Deu Ou Recebeu Feedbacks? Qual a Importância da Assertividade Nesse Processo?

A assertividade é uma habilidade social importante no desenvolvimento pessoal. Ela envolve a afirmação dos próprios direitos, expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, ética e adequada não violando o direito de outras pessoas. Um comportamento assertivo minimiza a ansiedade nas tomadas de decisão, permite um maior controle emocional em situações complexas além de preservar e melhorar a auto-estima.

O desempenho social refere-se a um comportamento em uma situação social qualquer. Os profissionais que concluem a graduação e adentram o mundo corporativo precisam estar preparados para um mundo extremamente exigente, composto pessoas de várias gerações e em constantes mudanças nos cenários.

Inúmeros profissionais possuem competências instrumentais de ótima formação, porém encontram-se deficitários em suas competências sociais e pessoais. O mundo acadêmico difere do mundo corporativo e cria um gap importante para as empresas. Essa lacuna precisa ser preenchida e para isso muitos departamentos de recursos humanos têm desenvolvido treinamentos voltados às habilidades sociais.

Conhecimento, Habilidades, Atitudes (CHA) são desenvolvidos no decorrer dos processos treinamento nas empresas, porém, hoje, partimos desse ponto para a preocupação com o que chamamos de CHAVE onde, além do conhecimento, das habilidades e atitudes, devemos ter como Valores a responsabilidade, prudência, ética, seriedade, responsabilidade e estes devem estar alinhados aos valores da empresa e atentos aos Entornos representados pelo ambiente, cultura organizacional, missão, visão, modelo de gestão e estratégias necessárias para desenvolver as competências sociais e pessoais nas equipes de trabalho.

Muitos recém-formados não possuem comportamento assertivo em suas atitudes, pois não conseguem olhar e analisar o cenário que estão inseridos. As lideranças devem agir assertivamente com suas equipes fazendo com que apresentem alto desempenho e desenvolva em seus colaboradores o comportamento assertivo. Todavia esse comportamento permite que a empresa apresente competitividade no mercado de trabalho aumentando a produtividade, com menor tempo e maior qualidade nos processos.

Nas relações sociais que compreendem os valores e entornos nas empresas o feedback tem um significado importante para a criação de um comportamento assertivo e desenvolvimento das equipes. Ele movimenta uma alteração ou manutenção do comportamento de cada membro da equipe.

A capacidade de um indivíduo apresentar um desempenho que garanta a manutenção ou melhoria da sua relação com o outro na equidade na busca do poder e das trocas nas relações e melhoria da auto-estima é o cerne do feedback assertivo.

Em uma equipe que apresente choque de gerações o feedback assertivo é um processo fundamental para a minimização de conflitos e manutenção de um ambiente produtivo. Quando um colaborador recebe ou dá feedback há um processo de comunicação instalado que pode levar ao crescimento e desenvolvimento profissional ou gerar um conflito desastroso na equipe.

Os gestores e líderes de empresas devem estar atentos ao feedback dado aos seus colaboradores. Esse feedback se faz orientado para os resultados desejados pelas empresas, na capacidade de gerir conflitos, na flexibilidade para as mudanças, com visão sistêmica e estratégica do negócio além de proporcionar equilíbrio pessoal e profissional.

A assertividade aplicada no processo de feedback fará com que sua equipe apresente alto desempenho e competitividade no ambiente organizacional.