Carreira Estratégia

Saborear Agora O Sucesso De Amanhã

O momento em que nos dedicamos a saborear um alimento que gostamos, pode ser absolutamente mágico. Os sabores vão dançando em nossa boca onde podemos sentir o toque suave das especiarias, a consistência e a textura dos elementos que compõem o prato. Essa mistura carregada de sensações transforma em imagens sinestésicas nossos sentimentos. Mas na maioria das vezes, não nos concedemos o tempo necessário para deixar-nos envolver por esse prazer.

O movimento, slow food, propõe que a ingestão dos alimentos seja realizada bem lentamente, a fim de extrair o máximo de benefícios desse momento. Explorar os aromas, apreciar a beleza dos pratos, despertar o desejo de desvelar os ingredientes, em nossa boca, torna essa experiência atemporal, onde, uma eternidade cabe num segundo. Ao longo de minha experiência em fonoaudiologia clínica, tenho constatado que, apreciar e aprender a sorver, a mastigar e a engolir, alimentos, conduz ao fortalecimento dos músculos faciais e, em contrapartida, melhoram a dicção e a saúde vocal.  Será que essas qualidades são necessárias para o bom desempenho profissional?

Bem, não se pode negar o fato de que, ao ouvir alguém falar, através da sua entonação (curva melódica), sua vibração (produção de sons graves e agudos) e sua clareza (a ausência de chiados), levantamos algumas hipóteses com relação a sua personalidade. Essa leva a outra afirmação, a de que, o uso adequado, dos recursos da fala, permite que nossa mensagem seja mais efetiva nas diferentes situações, da entrevista por um emprego a liderança de um grupo de trabalho. No entanto, será suficiente melhorar o modo como falamos?

Não. É preciso ter claro nossa meta e explicitar com clareza nossos argumentos e estratégias, a fim de envolver pessoas para obter o sucesso em nossos projetos. Mas, esse será o tema de meu próximo artigo intitulado “A linguagem como ferramenta para o sucesso”.