Cotidiano Gestão de Pessoas

Pessoas Iguais Não Somam…

Apesar de parecer óbvio, tenho percebido que esquecemos desta máxima de que pessoas iguais não somam.
São as diferenças que somam. Porém, as diferenças somam e incomodam também, pois estamos falando de pessoas que não são como nós (nem poderiam ser), e justamente por isto, agregam valores que talvez não sejam os valores em conteúdo e formato que temos, mas nem por isso menos importantes que os nossos valores.

Participei de algumas reuniões esta semana em que a queixa com o dedo voltado para o outro quase me pegou de jeito. Aí a gente pára para apenas ouvir e se indaga: espere um instante: apesar da sua demanda ter sentido em alguma medida, você; sim, você mesmo, entregou todas as questões que estava afeto? Realizou o trabalho com essa maestria toda a ponto de ver no outro tão nitidamente suas (deles) falhas? Será que você também não entregou a contento seu trabalho?

Estamos mesmo nesta condição imparcial? Buscamos soluções ao invés de apenas criticarmos o não feito ou o não visto?

Acreditamos mesmo que os outros não estão enxergando nossas lacunas?

Meu exercício desta semana foi parar de ser vidraça e tentar enxergar o que no outro pode me incomodar e que, na realidade, pode ser ineficiência minha mesmo, apesar de reconhecer necessidade de desenvolvimento sempre.

A vida pode ser melhor que isto.
Passar um dia buscando soluções e não culpados torna o todo mais saudável.
No dia seguinte, tente repetir a frase acima até se tornar hábito.
Um tremendo fim de semana!

“Eis a natureza humana em ação, o culpado culpando todos menos a si mesmo.” Dale Carnegie

Avatar

Ana Luiza Alves Lima

Nascida em Santos, São Paulo, Brasil. Advogada e Consultora na Gestão de Pessoas em São Paulo – SP, Brasil. Formação: Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Santos (UniSantos-SP); Pós-graduado em Gestão de Seguros (Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP); Consultora do Serviço Nacional do Comércio (SENAC para cursos livres e de pós graduação) e Administração de Recursos Humanos, pelo SENAC/SP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo e da Associação dos Advogados de São Paulo.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.