Liderança

O Momento É Agora

No sul da Índia havia um fazendeiro muito rico que tinha muitos animais principalmente gados de corte e suínos. Ele foi até o líder espiritual hindu da vila para lhe falar de sua frustração. Ele havia feito uma declaração pública que quando viesse a falecer, justamente por ser viúvo e não ter filhos, ele havia tomado a decisão de deixar todo o seu dinheiro para a comunidade. Apesar da alegria inicial, passado um tempo a sensação é a de que ele ainda assim era visto como um sovina. Ele disse ao Guru:

 ― Não entendo como as pessoas não me veem com bons olhos – sei que hoje não contribuo com obras assistenciais e nem ajudo as pessoas que precisam, mas no futuro eles terão todo meu dinheiro.

O sábio Guru lhe respondeu:

 ― O que está me falando me faz pensar no que aconteceu um belo dia quando um suíno foi reclamar para uma vaca dizendo que todos o desprezam, o xingavam de sujo, nojento, até de porco. Ninguém lhe dava valor apesar de que quando o matavam, muitos consumiam sua carne, usavam a banha para frituras e faziam até pincéis com as cerdas. Já o oposto acontecia com a vaca que apesar de só dar leite, todos a reverenciavam e, para muitos, era considerada até sagrada. E você sabe por quê?

Admitiu o fazendeiro que não. Então, o Guru concluiu:

― Não é só por motivos religiosos. Acontece que a vaca doa um pouco de si mesma todos os dias, enquanto que o porco só tem utilidade depois de morto.

Você quer ver alguns exemplos disso de liderança?

Pense num inválido e você tem um Sir Walter Scott que apesar de ter sido acometido de uma séria doença (a polimielite) se tornou um autor que teve uma carreira verdadeiramente internacional durante sua vida.

Pense numa cela e você tem um Nelson Mandela – que se tornou presidente da África do Sul após 27 anos preso.

Eduque-o numa pobreza abjeta e você tem um Abraham Lincoln.

Derrube-o com paralisia infantil e você tem um Franklin Delano Roosevel.

Moral da história: O líder não espera ter uma situação ideal para começar a agir e fazer a diferença. Aliás, o grande líder é eficaz mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras e faz a diferença sempre.