Carreira Coaching Gestão de Projetos

O Gerente de Projetos em Ambiente de Alta Complexidade

Muito se fala do ambiente de alta complexidade no qual vivemos e que impacta na gestão dos projetos. Ao considerar tal ambiente e acrescentando o dinamismo com o qual se requer os resultados dos mesmos, se impõe um maior foco sobre a dimensão humana para a assertividade dos projetos.

Para lidar com a diversidade de demandas, com as possíveis barreiras, com a dispersão da equipe, com a gestão das partes interessadas, com o capital político envolvidos no gerenciamento de projeto, faz-se necessário trazer à tona novas competências para liderar, para gerenciar todos os envolvidos em um projeto.

O turbilhão de mudanças enfrentados pelas organizações no século XXI, afeta diretamente o modo como se lidera uma equipe de trabalho. Também afeta o modo como estes colaboradores irão performar, frente aos desafios urgentes trazidos pelas demandas do projeto propriamente dito e das necessidades da organização para a sua sobrevivência e crescimento.

__________________________________

O turbilhão de mudanças enfrentados pelas organizações no século XXI, afeta diretamente o modo como se lidera uma equipe de trabalho

__________________________________

A dimensão humana passa a ser grande aliada, onde o novo e o urgente se tornam imperativos. Com flexibilidade, proatividade, resiliência, capacidade de negociação e gerenciamento de conflitos, com a capacidade de lidar com a pressão cotidiana e de se adaptar a cada mudança, os líderes se tornam aptos a tomarem decisões assertivas e confiáveis.

A partir de uma leitura cuidadosa do cenário e o conhecimento estratégico das variáveis e riscos que impactam no desenvolvimento do projeto e a gestão de seus colaboradores, o líder orienta sua equipe com estabilidade e com novas formas para indicar o modo de agir. A clareza de seu propósito como líder, beneficia a sua conduta e fortalece o seu poder de influenciar junto aos envolvidos no projeto.