Empreendedorismo e Inovação Mentoring

Mentoring: superando limites para obter melhores resultados

Mentoring: superando limites para obter melhores resultados

A História

Mentor era professor e orientador de Telêmaco, filho de Odisseu, rei de Ítaca que lutou na Guerra de Tróia. É assim que conta Homero, na sua Odisseia, há mais de 2.500 anos. Podemos claramente perceber a ligação entre esta história e o entendimento que temos hoje do termo “mentor” – um amigo, um sábio, um conselheiro confiável. Uma inspiração.

O Conceito

O termo mentoring representa uma ideia, um conceito central a respeito do desenvolvimento humano, um processo de orientação e aprendizado que tem como principal objetivo ajudar pessoas e empresas a superar seus limites, a se tornarem maiores e melhores, a alcançarem seus objetivos.

Mas como este conceito se transformou nesta metodologia amplamente adotada pelo ambiente corporativo?
Podemos dizer que o grande diferencial do mentoring é sua visão de futuro, de longo prazo, que procura trabalhar dentro das organizações analisando de forma ampla quais são os desafios processuais e comportamentais que estão distanciando a empresa dos resultados que ela tanto deseja. Este processo tem início com a construção de uma parceria: de um lado está o “mentor”, um profissional sênior, com larga experiência e uma sólida carreira já estabelecida. Ele irá dedicar tempo, energia e know-how pessoal para ajudar a empresa a crescer, para ajudar a companhia e seus funcionários a vencerem suas limitações pessoais e profissionais. De outro lado, a empresa, o profissional ou o que chamamos de “mentorado”, a parte que será guiada pelo mentor na direção certa.

A base desta relação é a confiança, a empatia, o respeito mútuo, a ausência de preconceitos ou prejulgamentos. Uma relação pautada pela ética e confidencialidade. O mentor será responsável por promover uma série de discussões e análises a respeito da operação da empresa, promovendo ao mesmo tempo uma compreensão sobre os problemas presentes na operação enquanto desafia a empresa a pensar de forma diferente, a agir e responder a estes desafios de forma diferente, tomando para si a responsabilidade sobre seu futuro. É parte do papel do mentor criar experiências que levem a empresa a atuar com mais transparência, com autoconfiança, com uma compreensão mais clara e objetiva de sua posição.

Porque o mentoring funciona:

Porque o legado é o melhor professor;

Porque une esforços por um objetivo comum;

Porque promove atitudes positivas;

Porque facilita o processo de sucessão;

O mentoring é uma ferramenta muito poderosa, capaz de transformar radicalmente os resultados obtidos por uma empresa. A autoanálise proposta por este processo de orientação torna possível identificar e estabelecer, de forma consciente, quais são os desafios e oportunidades que diariamente se apresentam, da mesma forma que conduz a empresa a tomar as rédeas de seu destino.

Acesse o e-book completo.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.