Gestão de Projetos RH

Gestor Líder e o Desafio de Manter Viva as Equipes Nos Projetos

Por. Prof. Fábio Botteon

A realidade do mundo corporativo nos apresenta um cenário com as seguintes características: elevado turnover, baixo índice de verdadeiros talentos e um questionável comprometimento nas funções de trabalho.

Esse cenário tem apresentado um grande desafio para o setor de recursos humanos das empresas.

E sendo assim lhes pergunto: O que é importante para que sua equipe se mantenha viva?

Gerenciar o crescimento profissional de cada colaborador e promover um desenvolvimento que transite desde a transformação da informação em conhecimento até o desafio de fazer parte da melhor equipe do mercado, as principais funções dos líderes de equipes de projetos na era do conhecimento.

Todos os trabalhadores de uma empresa devem ser conduzidos a lutarem pelo desafio de integrar e manter as equipes encantadas, centradas nas metas dos projetos e acima de tudo alinhadas aos valores das organizações.

Esse processo quebra o ciclo de busca pelo poder e traz a tona o fenômeno da liderança nas equipes de alto desempenho. Dar significado às ações, traduzir desejos e afinar a percepção são princípios estratégicos dos gestores de equipes e projetos.

Para que isso se inicie a principal ferramenta dos gestores é a escuta. Com essa ferramenta de trabalho ele transforma de forma exponencial processo de comunicação no ambiente de trabalho.

Todo indivíduo gosta de ser ouvido e quer reconhecimento. É imprescindível ouvir os participantes de todos os níveis, operacionais, táticos e estratégicos na elaboração, implantação e desenvolvimento de ações nas empresas. Esse processo leva ao sucesso, visto que o feedback é o instrumento que melhor baliza as atividades dos líderes na condução de equipes de alto desempenho.

Sem ouvir a equipe e todos os stackholders (membros interessados nos projeto) não se consegue resultados, sucesso e muito menos retenção de talentos.

Muitos profissionais trazem consigo valores e crenças que podem alavancar as equipes como podem minar todas as fases dos projetos. Uma prática que tem dado muito resultado na execução de projetos com sucesso vem da escuta ativa, da troca de experiências e principalmente da valorização de cada membro da equipe.

Promover momentos de bate-papo descontraído para a discussão de assuntos técnicos e de valorização humana é uma prática que traz bons resultados nas equipes. A comunicação assertiva alinha as ações, desperta novas ideias além de sedimentar as práticas na valorização das ações de sucesso na equipe.

Transformar uma equipe em sucesso é inspirar o crescimento, estimular o conhecimento e motivar cada colaborador a desempenhar seu papel com maior autonomia e amor ao trabalho.

Todo líder de equipe deve se posicionar como um mentor que cutuca de forma pontual seus liderados, compartilha conhecimento e curte todos os momentos de sua equipe. Os momentos de sucesso são comemorados e os momentos de insucesso são analisados com foco na solução de cada processo permitindo que cada membro possa contribuir para o crescimento de toda equipe.

O maior desafio dos líderes e das equipes na atualidade é vencer as inseguranças que o macroambiente nos apresenta e acima de tudo fortalecer as ações em toda a organização.