Empreendedorismo e Inovação Estratégia

Estratégia Nos Negócios: Uma Questão de Sobrevivência Para 2015

 Por Prof. Fábio Botteon

A estratégia é o oxigênio da empresa. É a força que movimenta a empresa rumo ao sucesso. Ela determina o que será feito, onde será feito, como será feito e quando será feito. É construir o futuro da organização, mudando o presente.

Um planejamento estratégico deve proporcionar coerência e direção às decisões e ações dos colaboradores na organização, com a finalidade de ser a melhor empresa do mercado e gerar mais resultados.

Considerando o cenário atual de competição globalizada, o crescimento das organizações e até mesmo seu tempo de vida são determinados pela competência de adaptação à evolução e mudanças no ambiente de negócios.

Muitos empresários analisam o ambiente de seus negócios com o foco em vender mais ou atingir seu cliente em cheio. Isso é importante no mundo corporativo, porém o ambiente interno e seu movimento natural é o primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico de sucesso. Não podemos deixar de lado a estratégia interna e antes de pensarmos nos clientes externos, precisamos ter todo o caminho bem alicerçado da porta para dentro da empresa.

Partindo desse ponto é importante que toda empresa tenha claramente a definição de seu negócio. A missão, visão e valores servirão de caminho para que todos os colaboradores possam alinhar suas expectativas e ações com a empresa. Com o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores a empresa constrói um engajamento sólido e um clima organizacional motivado pelo crescimento e superação de desafios do dia a dia.

Dando continuidade, o empresário deve compor uma análise geral do ambiente em que a empresa está inserida e quais são os eventos que não podem ser controlados, mas que afetam diretamente as decisões e resultados dos negócios da empresa.

Por exemplo, uma diminuição do poder de compra dos clientes, expectativa de vida da população, a desvalorização da moeda que afetará diretamente as importações e exportações, ou seja, fatores que definem as tendências do mercado a curto e médio ou até mesmo longo prazo.

Essa análise geral definirá as oportunidades e ameaças que influenciarão na competitividade e vida da empresa no cenário em que a mesma se encontra.

Nesse momento a análise estratégica vem apresentar o cenário em que a empresa está inserida, identificar as diferentes situações que podem ocorrer e como preparar a organização para elas.

Muitas pessoas amam a tecnologia. Como será que as gravadoras reagiram com a influência que essa tecnologia proporcionou ao cliente quando permitiu o download de músicas pela internet, fato esse que, proporcionou uma queda assustadora na lucratividade das vendas de CDs e DVDs.

A partir desse ponto se faz necessário analisar quem são os novos entrantes no mercado, qual o poder de nossos clientes e fornecedores, além de definir quais as ameaças de produtos ou serviços substitutos aos da sua empresa.

Não se deve concorrer com a concorrência, mas sim deixar seus concorrentes irrelevantes e ate mesmo desnecessários, fazendo da estratégia um processo desenhado, planejado e implantado com a finalidade de gerar vantagem competitiva no seu ambiente de negócios.

Um bom planejamento estratégico deve garantir à empresa uma sobrevivência de longo prazo, crescimento sustentável, rentabilidade adequada e capacidade de inovação.

Desenvolver uma estratégia empresarial é definir ações que posicionarão sua empresa como a solicitada, preferida e com competências essenciais que criarão vantagem competitiva no ambiente de negócios.