Carreira Coaching

Como Estar Preparado Para Atender as Demandas do Mercado de Talentos? Do Prato Feito, Para a Entrega Gourmet!

Profa. Dra. Ana Paula Arbache

A área de recursos humanos tem dado sinais claros do perfil dos talentos que estarão mais atrativo, para conquistarem as vagas disponíveis no mercado.

As tendências indicam que, para cargos estratégicos, será necessário sofisticar as competências deixando-as prontas para serem aplicadas, tanto em situações tático operacionais, quanto em ocasiões mais estratégicas.
Não dá mais para entregar o “prato feito”, será preciso oferecer uma experiência mais elaborada, ou seja gourmet. A dica é saber agir de modo simples e efetivo em situações complexas, essa é a grande receita!
Além de estar preparado para responder rapidamente às mudanças que vivemos, o talento deverá utilizar análises preditivas e ser capazes de triangular variáveis para tomar decisões assertivas. Ter conhecimento do mundo dos negócios e da cadeia produtiva do segmento que quer atuar é outro ponto a favor. Temas atuais como tecnologia disruptiva, economia criativa, “green bonds” e acordos bilaterais, devem fazer parte do protocolo de comunicação mais amplo do talento.

__________________________________

As tendências indicam que, para cargos estratégicos, será necessário sofisticar as competências

__________________________________

As recomendações não param por ai! Saber se comunicar bem, ter conhecimento de geopolítica e os seus impactos nos mercados que atua, ou quer atuar se tornam um diferencial competitivo de alto valor agregado. As empresas sabem que irão precisar de colaboradores que as auxiliem a enfrentarem esse momento de crise e possam enxergar as oportunidades nesse cenário.
Muitos executivos também serão chamados para trabalharem com o board da empresa, elevando o nível de sua atuação e aumentando o seu capital político no ambiente corporativo.
Os talentos estarão frente a frente com o desafio de fazerem mais com menos, mais obrigações e responsabilidades, mais resultados e desafios, menos recursos financeiro e colaboradores para conquistarem a meta. Para tanto, planejamento será fundamental – aqueles que agregam a disciplina e a gestão correta do tempo em seus cotidianos, estarão aptos a responderem prontamente tais demandas.
Para dar suporte à atuação de seus talentos, o RH também contará com ações que poderão dar velocidade a performance dos mesmos, oferecendo programas de educação continuada, mentoring e/ou coaching, processos de job rotation internos e externos, entre outras ações.
Para os talentos que conquistarem uma vaga em um período de escassez, é importante ressaltar a responsabilidade que terão junto com as suas equipes de trabalho, para levarem suas empresas para um cenário mais promissor nos próximos anos. Por isso pergunto: você está preparado?

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.