Empreendedorismo e Inovação Logística e Infraestrutura

Como Elevar a Produtividade?

Jorge Arbache (1)

Introdução

O crescimento econômico tem sido bastante desigual entre países. Em 1960, a renda per capita média da África correspondia a 9,3% da americana. Em 2012, essa relação havia caído para 6,1%. Com a América Latina, a relação passou de 30,9% para 26,7%. Já no caso da Ásia, a relação evoluiu de 11,8% para 36,4%. Muitos fatores, incluindo históricos, políticos, geográficos e demográficos, explicam as diferentes trajetórias de crescimento da renda dos países e regiões. Porém, há um fator comum regularmente presente nas experiências prolongadas de crescimento, que é a produtividade.

De fato, as estatísticas mostram que crescimentos significativos da renda per capita são invariavelmente acompanhados por aumentos também significativos da produtividade – foi o que ocorreu no Brasil entre 1967 e 1980, período em que ambas as variáveis praticamente dobraram de tamanho. A produtividade afeta o crescimento econômico através de diversos canais de transmissão, incluindo aumento do produto potencial e dos retornos dos investimentos e redução da volatilidade do crescimento e da percepção de risco do país. No curto prazo, o aumento da produtividade ajuda os países a expandirem a renda.

No longo prazo, o crescimento da produtividade está associado ao aumento do produto potencial, bem-estar da população e taxas de poupança e de investimento, e à queda do nível de preços e das taxas de inflação e de juros. Por conta disso, a produtividade é considerada componente essencial do crescimento sustentável, competitividade internacional, redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida.

Este capítulo trata dessa importante questão. Inicia apresentando o desempenho da produtividade brasileira a partir das perspectivas temporal e comparada. Em seguida, discute as principais causas da nossa baixa produtividade. Na sequência, examina seis justificativas para que a produtividade seja prioridade da agenda de política pública no Brasil. Por fim, o texto conclui com uma agenda para elevar a produtividade no Brasil.