Carreira Coaching

Buscar Um Emprego: Cuidado, Você Pode Estar Cavando Certo, Mas No Lugar Errado! Para Toda Ação Há Uma Estratégia de Carreira

Profa Dra Ana Paula Arbache

Conselheira Estratégica de Carreira – Certificada MIT

Muitos profissionais questionam: Por quê está tão difícil encontrar um novo emprego? Ou mesmo, aqueles que estão empregados perguntam: Como faço para buscar o emprego dos meus sonhos?

Os questionamentos são próprios do momento que estamos vivendo. Levando em consideração todas as variáveis que interferem nos negócios, tanto localmente, quanto globalmente, o cenário é muito desafiador. O interessante nessa estória toda, é que alguns profissionais esquecem que a busca por uma colocação deve ser estratégica, alinhada às ações que analisam as tendências no mundo dos negócios e os seus impactos nas empresas, bem como a análise cuidadosa de elementos como atratividade e competitividade do candidato, junto aos seus pares – ou seja, seus competidores por uma vaga.

Essa busca não é somente sair pelas ferramentas de divulgação de vagas e aplicar o currículo, olhando insistentemente e ansioso pelas respostas que podem vir decorrentes dessa ação. O estudo para uma recolocação deve ser pautado em passos muito bem dados, não se pode “queimar contatos”, “sabotar tempo”, “ficar desmotivado por respostas que não chegam”, “apostar em um segmento que não tem boas tendências para o futuro”, “não enxergar o caminho para a inovação”, “atropelar as etapas” e, por fim, “se desgastar e jogar a toalha aceitando a primeira vaga que aparece” ou decidir “empreender no escuro” e sem uma boa análise de viabilidade econômica, seu sonho pode virar o seu maior pesadelo.

Os custos de oportunidade pode ser mais danosos, do que a angústia de estar fora do mercado, ou estar no emprego errado – ambos se tornam sabotadores para quem não tem estratégica de carreira. Pense nisso, caso contrário você estará cavando certo, mas no lugar errado!

você estará cavando certo, mas no lugar errado!

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.