Empreendedorismo e Inovação Estratégia

A estratégia organizacional e a gestão de projetos

Prof. Dr. Carlos Eugênio Friedrich Barreto

Qual relação existe entre a estratégia organizacional corporativa e a gestão dos seus projetos? Está tem sido uma pergunta recorrente no ambiente organizacional atual, nem sempre respondida, tampouco claramente entendida.

Essa falta de entendimento da importância da estratégia organizacional gera certo descompasso entre o que a diretoria pensa para o futuro da organização e o que realmente ela obtém desse futuro. Isso ocorre por quê? Uma das principais causas é a falta de alinhamento entre o pensamento estratégico e as ações adotadas na operação do negócio.

A operação do negócio: etapas e estratégias organizacionais

Para compreendermos por que isso ocorre com tanta frequência, vamos entender as diferentes etapas desde a concepção da estratégia organizacional e seu desdobramento, chegando até os detalhes da operação do negócio da empresa.

Lembrando que a estratégia organizacional compreende a definição e a criação do valor, bem como a mobilização dos recursos necessários à efetiva entrega desse valor ao cliente!

Ao estruturarmos o processo estratégico em etapas, podemos dizer que a discussão do propósito organizacional, sua visão de longo prazo do negócio e seus valores constituem a etapa inicial.

Na segunda etapa trata-se de entender o cenário, tanto em nível doméstico quanto seus desdobramentos internacionais: nessa etapa procura-se entender o comportamento presente e futuro das variáveis macroambientais (políticas, ambientais, sociais, tecnológicas, econômicas e legais), como aquelas específicas do setor (concorrência, concorrentes potenciais, fornecedores, clientes, possibilidades de substituição agente regulador).

Uma vez conhecido o cenário presente e futuro vem a terceira etapa: a definição dos objetivos estratégicos da corporação. Na quarta etapa, a organização define a estratégia a adotar, capaz de aproveitar as melhores oportunidades e mitigar as ameaças ambientais para a organização.

Agora, na quinta etapa, a empresa precisa fazer o desdobramento funcional da estratégia; nascem, então, as estratégias do nível tático ou funcional (marketing, finanças, produção/operação Recursos Humanos/Talentos etc.). Na sexta etapa, acontece a implementação das ações ou dos projetos por área funcional. A sétima e última etapa, compreende o controle e a retroalimentação do sistema de gestão em todos os níveis.

Qual a relação entre estratégia organizacional e gestão de projetos?

É necessário entendermos que a adequada implementação dos projetos tem como propósito levar a empresa ao alcance de determinados objetivos estrategicamente definidos. É lógico que a definição do portfólio de projetos e sua implementação são responsáveis diretos sob o ponto de vista da gestão organizacional e pelo fiel cumprimento da estratégia da empresa.

Logo, o gestor de projetos precisa entender claramente a estratégia e, assim, poder ajudar a organização no cumprimento de seus objetivos estratégicos. O que não deve ocorrer é a inclusão de projetos, no portfólio da empresa, que não estejam alinhados à estratégia corporativa, ou às estratégias funcionais, isso, certamente, desviará o curso da empresa do seu propósito estratégico.

Quando o gestor de projetos deve tomar parte do processo de planejamento da estratégia organizacional da empresa?

Como diz Kerzner (2012), o gestor de projetos não toma decisão de linha na organização, isso é feito pelos executivos. Entretanto, quanto mais ele entender a estratégia, mais significativa será sua contribuição. Então, quanto mais cedo o gestor de projetos tomar parte no processo de planejamento estratégico melhor será para a organização.

Palavras chave: estratégia, projetos, gestor, negócio.

Referências Bibliográficas

KERZNER, H. Estratégia vista como projeto. HSM Management. São Paulo, ano 16, v. 1, n. 90, p. 18-20, Jan-Fev 2012.